Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/578315
Título: Caracterização morfológica da forrageira nativa Trifolium riograndense Burkart.
Autoria: CONTERATO, I. F.
DALL'AGNOL, M.
MONTARDO, D. P.
SCHIFINO-WITTMANN, M. T.
PONTALTI, G.
ALMEIDA, D.
Afiliação: IONARA FÁTIMA CONTERATO, DOUTORANDA UFRGS; MIGUEL DALL'AGNOL, UFRGS; DANIEL PORTELLA MONTARDO, CPPSUL; MARIA TERESA SCHIFINO-WITTMANN, UFRGS; GABRIEL PONTALTI, BOLSISTA FAPERGS; DANIELLE ALMEIDA, BOLSISTA FAPERGS.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 5., 2009, Vitória. O melhoramento e os novos cenários da agricultura: anais. Vitória: Incaper, 2009.
Páginas: Não paginado.
Conteúdo: T. riograndense é uma importante forrageira dos campos naturais do Rio Grande do Sul. Vinte e nove acessos da espécie (10 plantas por acesso) foram caracterizados quanto à variabilidade morfológica, considerando estatura e diâmetro das plantas, número de estolões primários e secundários, comprimento do estolão, número de nós por estolão, comprimento dos entrenós, diâmetro de estolão, área foliar, tamanho do pecíolo e produção de massa seca. A produção de massa seca no primeiro corte, o número de estolões secundários e área foliar foram os caracteres que mais contribuíram para a divergência dos acessos. A análise de agrupamento evidenciou baixa similaridade entre os acessos. Os resultados obtidos mostram a grande variabilidade para os caracteres analisados e estimulam trabalhos de seleção em T. riograndense, para maior produção de forragem.
Thesagro: Forragem
Série: (Incaper. Documentos, 11).
Notas: Resumo expandido.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSUL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2022.pdf115.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace