Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/578344
Título: Avaliação de genótipos de feijoeiro comum do grupo comercial carioca cultivados nas épocas das águas e do inverno em Uberlândia, Estado de Minas Gerais.
Autor: MARTINS, M.
FONSECA, L. F. da
MELO, L. C.
OLIVEIRA, D. R. F. de
ALVIM, K. R. de T.
SANTANA, D. G. de
Afiliación: MAURÍCIO MARTINS, UFU; LUCIANO FERREIRA DA FONSECA, UFU; LEONARDO CUNHA MELO, CNPAF; DAYANNE ROBERTHA FILIPINI DE OLIVEIRA, UFU; KAREN RODRIGUES DE TOLEDO ALVIM, UFU; DENISE GARCIA DE SANTANA, UFU.
Año: 2009
Referencia: Acta Scientiarum Agronomy, v. 31, n. 1, p. 23-28, mar. 2009.
Descripción: O feijoeiro é uma das principais culturas do país, e o Estado de Minas Gerais é um dos maiores produtores, representando cerca de 15% da produção nacional. O objetivo deste trabalho foi testar o desempenho de linhagens de feijoeiro comum cultivadas nas épocas das águas e do inverno, na região do Triângulo Mineiro, Minas Gerais. No cultivo das águas (semeadura em dezembro de 2005) e do inverno (semeadura em maio de 2006), as linhagens/cultivares testadas foram BRS Horizonte, CNFC 8059, CNFC 8065, CNFC 8075, VC-6, VC-7, VC-8, VC-9, VC-10, VC-11, VC-12, CNFC 10443, CNFC 10453, CNFC 10476, MA-I-2.5, MA-I-8.9, MA-I-18.13, RC-I-8, CV-46, CV-55 e Z-22, além das testemunhas BRSMG Majestoso, Pérola e BRSMG Talismã e VC-3. Em cada experimento, o delineamento experimental foi o de blocos casualizados com 25 tratamentos, em três repetições, a parcela útil foi de 4 m². No cultivo das águas, os rendimentos das linhagens mais produtivas variaram entre 2,69 e 2,78 t ha-1 (VC-9 e VC-10, respectivamente) e, no inverno, alcançaram 3 t ha-1 (3,01 e 3,00 t ha-1, CNFC 8065 e Z-22, respectivamente). De maneira geral, as linhagens foram mais produtivas no cultivo do inverno, embora a interação entre linhagens e época de cultivo tenha indicado desempenho distinto entre elas em relação à época.
Thesagro: Feijão
Phaseolus vulgaris
Melhoramento genético vegetal
Método estatístico
Época de plantio
Palabras clave: Minas Gerais
Recomendação de cultivar
DOI: https://doi.org/10.4025/actasciagron.v31i1.6606
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ASAMartins.pdf124.49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace