Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/580540
Título: Reação de cultivares e linhagens promissoras de soja ao nematóide reniforme.
Autoria: CARDOSO, P. C.
ASMUS, G. L.
HEINZ, R.
MELO, C. L. P. de
Afiliação: PAULO CÉSAR CARDOSO, UFGD; GUILHERME LAFOURCADE ASMUS, CPAO; RAFAEL HEINZ, UFGD; CARLOS LASARO PEREIRA DE MELO, CPAO.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 5., 2009, Guarapari. O melhoramento e os novos cenários da agricultura: anais. Vitória: Incaper, 2009.
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a reação de 25 genótipos de soja ao nematóide reniforme. O ensaio foi conduzido na casa de vegetação da Embrapa, em Dourados, Mato Grosso do Sul (MS), no período de outubro a dezembro de 2008. Utilizaram-se as cultivares M-Soy 8001 e BRS 239 como padrões de resistência e suscetibilidade, respectivamente. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com seis repetições. Cada plântula foi inoculada com 1000 ovos e formas larvais do nematóide. Após 60 dias da inoculação, os nematóides foram extraídos das raízes e estimados os fatores de reprodução e os números de nematóides por grama de raiz. A cultivar M-Soy 8001 confirmou ser resistente ao nematóide reniforme. As linhagens BR 02-04844 e BR 04- 82072 apresentaram menor suscetibilidade ao nematóide que os demais genótipos. A grande variabilidade genotípica observada sugere que a resistência ao nematóide seja de caráter quantitativo.
Palavras-chave: Nematologia
Notas: Organizado por Romário Gava Ferrão, Frederico de Pina Matta, Maria Amélia Gava Ferrão, João Cândido de Souza, Adelaide de F. S. da Costa, Liliâm Maria Ventorim Ferrão.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
32116.pdf90.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace