Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/595827
Título: Rochas silicáticas como fonte de potássio e a produção de sorgo e liteira em um sistema de integração agricultura-pecuária.
Autoria: ROCHA, W. S. D. da
MARTINS, C. E.
SOUZA SOBRINHO, F. de
BRIGHENTI, A. M.
DERESZ, F.
CUNHA, R. A.
MIGUEL, P. S. B.
ALMEIDA, M.
ARAÚJO, J. P. M. de
CARVALHO, C. A.
SOUZA, R. C. V. de
Afiliação: WADSON SEBASTIAO DUARTE DA ROCHA, CNPGL; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; ALEXANDRE MAGNO BRIGHENTI DOS SANTOS, CNPGL; FERMINO DERESZ, CNPGL; RENATA APARECIDA CUNHA, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; PAULO SÉRGIO BALBINO MIGUEL, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; MARCÍLIO ALMEIDA, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; JOÃO PAULO MACHADO DE ARAÚJO, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; CAIO ANTUNES CARVALHO, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; RAYMUNDO CESAR VERASSANI DE SOUZA, CNPGL.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: WORKSHOP INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA NA EMBRAPA, 2009, Brasília, DF. Resumos e palestras apresentadas. Brasília, DF: Embrapa, 2009.
Conteúdo: Na maioria dos solos brasileiros são adicionadas grandes quantidade de potássio. Cerca de 90% é importado, principalmente do Canadá (26%) e da Rússia (20%). Em 2004, o país importou 4,1 milhões de toneladas, tendo produzido no ano anterior somente 12% da demanda (OLIVEIRA, 2006). Esta situação inviabiliza a sustentabilidade no setor. Assim, a pesquisa por fontes alternativas de K é fundamental. No sorgo, a absorção de nutrientes é influenciada pelo tipo e pela disponibilidade do nutriente, pela precipitação, o que interfere no nível crítico. Em alguns solos, o nível crítico de potássio para a cultura de sorgo é de 42 mg/dm3 (BRUNETTO et al., 2005). A disponibilidade de nutrientes é também importante para a produção de liteira, que auxilia na manutenção de umidade (ANDRADE et al., 2002). Assim, o objetivo do experimento foi avaliar a influência de fontes (Biotita Xisto, Brecha Piroclástica e Flogopita da Bahia) e doses (0, 100, 200 e 400 kg/ha de K2O) de potássio na altura, na densidade e na produtividade de sorgo e de liteira em uma área consorciada com Brachiaria decumbens. Além, do controle, KCl, na dose de 200 kg/ha de K2O.
Palavras-chave: Integração lavoura-pecuária
Consórcio sorgo-braquiária
Notas: Publicado também no XXV Congresso Brasileiro de Agronomia, 2007, Guarapari.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rochas-silicaticas-como-fonte-de-potassio-e-a-producao-de-sorgo.pdf127.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace