Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656105
Title: Análise de agrupamento em genótipos de mamoeiro utilizando caracteres morfo-agronômicos e moleculares simultaneamente.
Authors: OLIVEIRA, E. J. de
LIMA, D. S. de
COSTA, J. L.
SANTOS, L. F. dos
MACHADO, M. D.
LUCENA, R. S.
MOTTA, T. B. N.
DANTAS, J. L. L.
LEDO, C. A. da S.
GONÇALVES, L. S. A.
Affiliation: EDER JORGE DE OLIVEIRA, CNPCA; DIEGO SOUZA DE LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; JULIANA LELES COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; LUCAS FERRAZ DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; MARLOS DOURADO MACHADO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; RANGEL SALES LUCENA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; TIAGO BORGES NUNES MOTTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; JORGE LUIZ LOYOLA DANTAS, CNPMF; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; LEANDRO SIMÕES AZEREDO GONÇALVES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO.
Date Issued: 2009
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 5., 2009, Guarapari, ES. O melhoramento e os novos cenários da agricultura: anais. Vitória: SBMP: Incaper, 2009. 1 CD-ROM. (Incaper. Documentos, 11).
Pages: 4 p.
Description: Resumo: O objetivo deste trabalho foi promover a análise simultânea de variáveis morfo-agronômicas e moleculares e posterior agrupamento para definição da diversidade genética do germoplasma de mamoeiro. Foram avaliadas 12 características morfológicas discretas, 20 agronômicas contínuas e 383 marcas discretas de AFLP (Amplified Fragment Length Polimorphism), em 17 acessos de germoplasma. Utilizou a distância de Gower para obtenção da matriz de distância genética e quatro técnicas de agrupamento. O método UPGMA (Unweighted Pair Group Method with Arithmetic mean) apresentou a melhor correlação cofenética (0,77) e, portanto, foi utilizado para a interpretação dos dados. Foram formados seis grupos principais de diversidade, sendo que as variedades comerciais Golden, Sunrise o híbrido Calimosa e os acessos CMF070 e CMF028 foram agrupados. Ampla variabilidade foi encontrada na análise destes 17 genótipos de mamoeiro, passíveis de utilização no melhoramento genético.
Thesagro: Carica Papaya
Mamão
Melhoramento Genético Vegetal
NAL Thesaurus: Breeding and Genetic Improvement
Papayas
Notes: PDF. 2825.
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2825.pdf106,24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace