Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/657353
Título: Avaliação de genótipos de Panicum maximum paraprodução de forragem em sucessão a soja.
Autor: MACHADO, L. A. Z.
JANK, L.
ROESE, A. D.
Afiliación: LUIS ARMANDO ZAGO MACHADO, CPAO; LIANA JANK, CNPGC; ALEXANDRE DINNYS ROESE, CPAO.
Año: 2009
Referencia: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE MELHORAMENTO DE FORRAGEIRAS, 2., 2009, Campo Grande, MS. Anais... Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2009.
Descripción: Na estação seca, o crescimento dos pastos diminui drasticamente por consequência a disponibilidade de forragem é a mais baixa do ano (ANDRADE, 2003). Os produtores que fazem integração lavoura-pecuária solucionam este problema com forrageiras anuais, durante a estação seca. Entre as espécies anuais destacam-se aveia preta e branca, sorgo forrageiro e milheto (MACHADO, 2002; MACHADO et al., 2004). Com o aumento da oferta de sementes de espécies perenes, dos gêneros Brachiaria e Panicum ocorreram redução dos preços dos mesmos e alguns produtores passaram a utilizar estas forrageiras como pastagens anuais, na entressafra da soja (MACHADO, 2007). A B. ruziziensis passou a ser utilizada, na região Centro-Oeste, solteira ou em consórcio com o milho. Ceccon et al. (2005) observaram que esta espécie, além de ser boa forrageira, é excelente produtora de palha e pode ser consorciado com milho, podendo ou não causar pequena redução da produtividade desta cultura anual.
Palabras clave: Integração lavoura-pecuaria
Notas: II SIMF. Comitê editorial: Liana Jank, Lucimara Chiari, Rosângela Maria Simeão Resende. 4 p. Resumo M 13.
Tipo de Material: Anais e Proceedings de eventos
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
32226.PDF133.49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace