Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/660869
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: TIZIOTO, P. C.
VENERONI, G. B.
MEIRELLES, S. L.
IBELLI, A. M. G.
OLIVEIRA, H. N.
ALENCAR, M. M. de
REGITANO, L. C. de A.
Additional Information: UFSCar/SÃO CARLOS, SP; GISELE VENERONI, UNESP Jaboticabal/SP; SARAH L. MEIRELLES, UNESP Jaboticabal/SP; ADRIANA M. G. IBELLI, UFSCar/SÃO CARLOS, SP; HENRIQUE N. OLIVEIRA, UNESP Jaboticabal/SP; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE; LUCIANA CORREIA DE ALMEIDA REGITANO, CPPSE.
Title: Estudo da associação entre um SNP do gene PPARGC1A com espessura de gordura subcutânea, área de olho de lombo e peso aos 18 meses em uma população de bovinos da raça Canchim.
Publisher: In: WORKSHOP DA REDE GENÔMICA ANIMAL, 1., 2009, Fortaleza. Anais... Fortaleza, Rede Genômica Animal, 2009
Language: pt_BR
Keywords: Espessura d gordura
SNP.
Description: O Canchim é uma raça composta (5/8 Charolês 3/8 Zebu), que vem sendo cada vez mais incorporada como opção para produção de carne no Brasil, entretanto esta possui pouca gordura de cobertura. A quantidade e distribuição de gordura têm um importante impacto na qualidade da carcaça e carne de bovinos de corte. O gene PPARGC1A (peroxisome proliferative active receptor gamma coactivator 1A) tem sido elencado como candidato para características de gordura. Este é um coativador do subconjunto de genes de fosforilação oxidativa que controla o transporte e oxidação de glicose e lipídeos. Estudos têm identificado SNPs neste gene e relacionado com deposição de gordura no leite e características de gordura em suínos. O objetivo deste trabalho foi testar a associação de um polimorfismo do gene PPARGC1A com espessura de gordura, área de olho de lombo e peso aos 18 meses em bovinos da raça Canchim. Foram utilizados 610 animais, incluindo machos e fêmeas, nascidos entre os anos de 2003 a 2006, criados em regime de pastagem em oito fazendas situadas nos estados de SP e GO. Estes animais foram avaliados para espessura de gordura subcutânea e área de olho de lombo através de medidas ultra-sonográficas e pesados aos 18 meses de idade. As extrações de DNA foram realizadas a partir de leucócitos. O SNP localizado no intron 9 do gene PPARGC1A foi genotipado pela técnica PCR-RFLP. Como um dos primers utilizado na PCR foi marcado com fluorescência, a análise dos produtos da PCR e da digestão foi feita através do seqüenciador ABI Prism 3100 Avant (Applied Biosystems). Os genótipos foram determinados com a utilização do programa GeneScan (versão 3.7.1). O estudo de associação entre o genótipo do marcador e as medidas fenotípicas foi feito através do método de máxima verossimilhança restrita sob um modelo animal. Não foi observada associação significativa entre o SNP estudado com as medidas de espessura de gordura subcutânea, área de olho de lombo e peso aos 18 meses nesta população da raça canchim.
Thesagro: Gado de corte
Gene.
Data Created: 2010-03-11
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCI2009.00357.pdf566,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace