Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/70475
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 11-Fev-2009
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: MENDONÇA, K.
MARCHINI, L. C.
SOUZA, B. de A.
ALMEIDA-ANACLETO, D. de
MORETI, A. C. de C. C.
Informaçães Adicionais: Kiára Mendonça Departamento de Entomologia Fitopatologia e Zoologia Agrícola Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"; Luís Carlos Marchini Departamento de Entomologia Fitopatologia e Zoologia Agrícola Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"; Bruno de Almeida Souza, Embrapa Meio-Norte; Daniela de Almeida-Anacleto Departamento de Entomologia Fitopatologia e Zoologia Agrícola Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"; Augusta Carolina de Camargo Carmello Moreti Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Zootecnia Diversificada Instituto de Zootecnia.
Título: Caracterização físico-química de amostras de méis produzidas por Apis mellifera L. em fragmento de cerrado no município de Itirapina, São Paulo.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: Ciência Rural, Santa Maria, v. 38, n. 6, p. 1748-1753, set. 2008.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: A fisionomia vegetal mais representativa do país, depois da floresta amazônica, é o cerrado, que ocupa atualmente dois milhões de km2 do território brasileiro. Este trabalho teve como objetivo determinar as características físicoquímicas de amostras de mel produzidas por Apis mellifera em um fragmento de cerrado, localizado em Itirapina, SP (22º14?S e 47º49?W). As amostras foram coletadas mensalmente, em cinco colméias, entre fevereiro e outubro de 2005 e as características avaliadas foram: açúcares redutores, redutores totais, sacarose, umidade, hidroximetilfurfural (HMF), cor, condutividade elétrica, pH, acidez, índice de formol, teor de cinzas, proteínas e viscosidade, além da análise polínica. Os resultados obtidos indicam que os limites estabelecidos pela legislação brasileira para parâmetros físico-químicos analisados são atendidos pela maioria das amostras de mel. Com relação à análise polínica, foi verificada a presença de Eucalyptus sp. como pólen dominante nos meses de fevereiro a julho e o de Citrus sp. no mês de outubro, em virtude da maior atratividade destes dois cultivos sobre as abelhas.
Thesagro: Apis Mellifera
Cerrado
Legislação
Mel
Qualidade.
NAL Thesaurus: Apidae.
Ano de Publicação: 2008
ISSN: 0103-8478
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRv38n6p1478.pdf45,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace