Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/709217
Título: Avaliação de genótipos de algodoeiro para o cerrado de Rondônia.
Autor: GODINHO, V. de P. C.
UTUMI, M. M.
FREIRE, E. C.
FARIAS, F. J. C.
BROGIN, R. L.
GOMES, F. F.
Afiliación: VICENTE DE PAULO CAMPOS GODINHO, CPAF-RO; MARLEY MARICO UTUMI, CPAF-RO; ELEUSIO CURVELO FREIRE, CNPA; FRANCISCO JOSE CORREIA FARIAS, CNPA; RODRIGO LUIS BROGIN, CNPSO; FLAUDINO FERREIRA GOMES, CPAF-RO.
Año: 2007
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 6., 2007, Uberlândia. Anais... Uberlândia, 2007. Painel 286. 1 CD-ROM.
Descripción: O objetivo deste trabalho foi identificar e selecionar genótipos de algodoeiro herbáceo mais adaptados às condições de cerrado de Rondônia. O ensaio foi instalado no Campo Experimental de Vilhena da Embrapa Rondônia (12º45’ S e 60º08’ W, 600m de altitude), em solo classificado como Latossolo amarelo álico, fase cerrado, relevo plano. A área está sob domínio do ecossistema de cerrado, clima tipo Aw, precipitação média anual de 2.200 mm, temperatura média de 24,6 ºC, umidade relativa do ar de 74 %, com estação seca bem definida. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizados, com 17 tratamentos e quatro repetições. Cada parcela útil consistiu de duas fileiras centrais de 7m, com espaçamento de 0,9 m e população de 6-8 plantas/m. O desbaste foi efetuado 22 dias após a emergência. Foram avaliados: produtividade de algodão em caroço/ha e severidade de doenças, em duas épocas de plantio. Foram observadas diferenças estatísticas de produtividade somente na 1ª época de plantio exceção do rendimento de algodão em caroço, as cultivares diferiram significativamente com relação a todas as características agronômicas, com produtividades acima de 4.000 kg/ha para os genótipos BRS BURITI (4.242 kg/ha), BRS CEDRO (4.167 kg/ha) e CNPA CO 2000-337 (4.083 kg/ha), quando testados na primeira época de plantio.
Thesagro: Algodão
Cerrado
Palabras clave: Melhoramento genético
Rondônia
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Trabalho-MG10.pdf80.03 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace