Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/710845
Título: Produção de forragem, composição química e morfogênese de Brachiaria brizantha cv. Xaraés sob diferentes níveis de nitrogênio.
Autoria: COSTA, N. de L.
PAULINO, V. T.
MAGALHAES, J. A.
TOWNSEND, C. R.
PEREIRA, R. G. de A.
Afiliação: NEWTON DE LUCENA COSTA, CPAF-RR; VALDINEI TADEU PAULINO, INSTITUTO DE ZOOTECNIA; JOAO AVELAR MAGALHAES, CPAMN; CLÁUDIO RAMALHO TOWNSEND, CPAF-RO; RICARDO GOMES DE ARAUJO PEREIRA, CPAF-RO.
Ano de publicação: 2009
Referência: PUBVET, Londrina, v. 3, n. 17, maio 2009.
Conteúdo: O efeito da adubação nitrogenada (0, 40, 80, 120 e 160 mg N/kg solo) sobre a produção e composição química da forragem e características morfogênicas e estruturais de Brachiaria brizantha cv. Xaraés foi avaliado em condições de casa-de-vegetação. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com três repetições. A adubação nitrogenada afetou positiva e linearmente a produção de matéria seca e o número de perfilhos/vaso, contudo implicou em decréscimos significativos dos teores de fósforo. As maiores taxas de aparecimento e de expansão foliar, tamanho médio de folhas e número de folhas/perfilho foram obtidos, respectivamente, com a aplicação de 139,5; 159,7; 157,1 e 140,2 mg/N/kg solo. A eficiência de utilização e a recuperação aparente de N foi inversamente proporcional às doses de N aplicadas. A qualidade da forragem produzida foi melhorada pela adubação nitrogenada, apresentando maiores teores de N e menores teores de fibra detergente neutro e fibra detergente ácido.
Thesagro: Adubação
Composição Química
Matéria Seca
Morfogênese
Nitrogênio
Palavras-chave: Folhas
Perfilhos
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Producao-de-forragem.pdf128.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace