Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/779505
Título: Performance produtiva de cultivares de alho seminobres na região Centro -Sul do Paraná.
Autor: MECER, R. M.
RESENDE, J. T. V. de
RESENDE, F. V.
FARIA, M. V.
NASCIMENTO, I. R. do
BRINGHENTTI, R. M.
FILIPKOWSKI, J.
BAPTISTA, C. de P.
Afiliación: RENATO MONTEIRO MERCER, CENTRO POLITÉCNICO GUARAPUAVA; JULIANO TADEU VILELA DE RESENDE, CENTRO POLITÉCNICO; FRANCISCO VILELA RESENDE, CNPH; MARCOS VENTURA FARIA, CENTRO POLITÉCNICO; ILDON RODRIGUES DO NASCIMENTO, CENTRO POLITÉCNICO; RONI MAIKEL BRINGHENTTI, CENTRO POLITÉCNICO; JULIANO FILIPKOWSKI, CENTRO POLITÉCNICO; CAROLINA DE PAULA BAPTISTA, CENTRO POLITÉCNICO.
Año: 2006
Referencia: Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 24, n. 1, p. 1065-1068, jul. 2006. Suplemento 1.
Descripción: O objetivo do presente trabalho foi verificar os efeitos da vernalização na produtividade e qualidade de bulbos das cultivares de alho mais utilizadas pelos produtores da região Centro-Sul do Paraná, especificamente na região de Guarapuava. O experimento foi conduzido em uma propriedade rural, localizada no Distrito de Guará, em Guarapuava, com altitude em torno de 1000 m. Foi avaliado o desempenho produtivo dos tratamentos constituídos por: Cultivar Quitéria vernalizada e não vernalizada; cultivar Caçador vernalizada e não vernalizada e cultivar São Valentim não vernalizado. De modo geral, foi observado um melhor desempenho produtivo das cultivares Caçador e Quitéria quando submetidas à vernalização. O fato é relevante, pois permite que os produtores coloquem seu produto na entressafra da região, obtendo melhores preços. Uma correlação positiva substancialmente alta foi observada entre a produtividade e a altura de planta, possibilitando inferir o efeito do maior desenvolvimento da parte aérea no acúmulo de reservas no bulbo.
Thesagro: Alho
Allium Sativum
Diâmetro
Peso
Produtividade
Palabras clave: Ciclo vegetativo
Paraná
Cultivar Gigante roxão
Cultivar Chinês Real
Cultivar Amarante de Brasília
Cultivar Amarante Norte do Paraná
Cultivar Gigante Roxo Norte do Paraná
Cultivar Gigante de Lavínia
Cultivar Chinês São Joaquim
Cultivar Caturra
Cultivar Hozan
Cultivar Gigante Roxo de Brasília
Cultivar Amarante
Cultivar Gravatá
Notas: Resumo 269. Trabalho apresentado no 46. Congresso Brasileiro de Olericultura, Goiânia, 2006. Publicado também como resumo expandido na Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 24, n. 2, p. 1065, jul. 2006. Suplemento 2. CD-ROM.
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPH)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
31888.pdf2,95 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace