Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/783084
Título: Reação de genótipo de três grupos de pimentas picantes à murcha-bacteriana.
Autoria: LOPES, C. A.
CARVALHO, S. I. C. de
ROSSATO, M.
Afiliação: CARLOS ALBERTO LOPES, CNPH; SABRINA ISABEL COSTA DE CARVALHO, CNPH; MAURICIO ROSSATO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 5., 2009, Guarapari. O melhoramento e os novos cenários da agricultura: anais. Vitória: Incaper, 2009.
Conteúdo: Foi avaliada, em casa de vegetação, a reação à murcha-bacteriana em 20 genótipos de pimenta picante, sete de malagueta (Capsicum frutescens) e 12 de cumari-verdadeira, sendo seis de C. baccatum var. praetermissum e seis de C. baccatum var. baccatum. A inoculação foi feita em mudas cujas raízes foram mergulhadas em suspensão bacteriana de um isolado da raça 1, biovar 3 de Ralstonia solanacearum. As avaliações de incidência da doença foram feitas quando percebidos os primeiros sintomas nos genótipos mais suscetíveis. Em termos de grupo, o de maior resistência foi o de 'Malagueta' enquanto os outros dois grupos apresentaram maior incidência de doença. Essa variação pode ser explorada para a recomendação direta dos genótipos resistentes para regiões mais sujeitas ao ataque da murcha bacteriana (Ne NE); estes podem também servir de fontes de resistência em programas de melhoramento.
Thesagro: Doença
Genótipo
Pimenta
Ralstonia Solanacearum
Resistência
Palavras-chave: Murcha-bacteriana
Capsicum baccatum praetermissum
Capsicum baccatum baccatum
Série: (Incaper. Documentos, 11).
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AA-CNPH-36440.pdf107.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace