Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/783296
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Monitoramento por Satélite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 11-Mai-2010
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BOLFE, E. L.
BOLFE, A. P. F.
TROVATTO, C.
BERGAMASCO, S. M. P. P.
Informaçães Adicionais: EDSON LUIS BOLFE, CNPM; Ana Paula Fraga Bolfe, Unicamp; Cassio Trovatto, DATER/MDA; Sonia Maria P. P. Bergamasco, Unicamp.
Título: Formação de agentes de ATER em sistemas agroflorestais: a experiência da região sudeste.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 7., Brasília, DF, 2009. Anais... Brasília, DF: SBSAF: Embrapa, 2009.
Páginas: 4 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Capacitação profissional
Agroecologia
PNATER
Conteúdo: Este trabalho apresenta a experiência de realização de capacitação e formação em sistemas agroflorestais para técnicos de assistência técnica e extensão rural da região sudeste, num curso de 80 horas, denominado Extensão Rural e Sistemas Agroflorestais: especificidades e práticas que teve o objetivo de sensibilizar e envolver técnicos de nível médio e superior para a implantação e manejo de sistemas agroflorestais junto a grupo de agricultores familiares. O referido curso foi realizado numa parceria entre o (MDA), através de seu (DATER) da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), e a Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) num projeto denominado Redescobrindo Saberes: novos caminhos da ATER. Foram abordados temas como a contextualização e problematização da ATER em Sistemas Agroflorestais, histórico de uso e ocupação dos biomas da região Sudeste, princípios de ecologia e sustentabilidade florestal; classificação de tipos de sistemas agroflorestais e seus princípios ecológicos e socioeconômicos; planejamento, implantação, manejo, sistematização e monitoramento de sistemas agroflorestais; políticas públicas. As aulas tiveram reflexões teóricas em articulação com práticas vivenciadas, com a finalidade de estimular a participação dos alunos do curso em processos reflexivos, partindo de suas percepções e conhecimentos, de modo a propiciar a construção coletiva do conhecimento e sua aplicação prática. Um resultado importante baseado na teoria e vivência prática foi a de construção de conceitos pelo grupo, e outro, o comprometimento com a temática, bem como a preocupação com a continuidade das discussões gerais e mais pontuais.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
04tema02.pdf45,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace