Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/825088
Título: Genotypic differences in proembryoid development and green plantlets regeneration through androgenesis in barley varieties.
Autor: WIETHÖLTER, P.
FERNANDES, M. I. B de M.
BRAMMER, S. P.
MINELLA, E.
IORCZESKI, E. J.
Afiliación: Paula Wiethölter, Departamento de Plantas de Lavoura (UFRGS); Maria Irene Baggio de Moraes Fernandes, Universidade de Passo Fundo; Sandra Patussi Brammer, Embrapa Trigo; Euclydes Minella, Embrapa Trigo; Edson Jair Iorczeski, Embrapa Trigo.
Año: 2008
Referencia: Ciência Rural, Santa Maria, v. 38, n. 1, p. 240-242, 2008.
Descripción: A obtenção, na cevada, de plantas haplóides in vitro e a posterior duplicação natural ou artificial do genoma permitem alcançar a homozigose completa, em uma geração. A eficiência da haplodiploidização pela cultura de anteras é variável entre os genótipos. Foi avaliada a resposta androgenética através da formação de pró-embrióides e da regeneração de plântulas verdes em nove cultivares do programa de melhoramento de cevada da Embrapa Trigo, em anteras cultivadas in vitro. A cultivar ?BR2? apresentou maior média de pró-embrióides (104/antera), enquanto ?MN698? mostrou a maior média de plântulas verdes (0,41/antera). Houve variação significativa entre os valores médios dos genótipos em relação à formação de pró-embrióides e à regeneração de plântulas verdes, indicando a possibilidade de seleção para combinar a capacidade androgenética com boas características agronômicas.
Thesagro: Cevada
Regeneração
Palabras clave: Cultura de tecidos
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AzyDzdV7.pdf28.84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace