Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/83323
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 23-Jul-2009
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MOREIRA, A.
FREITAS, A. R. de
FALA, A. M.
LIMA, T. S.
GIROTTO, M.
Informaçães Adicionais: ADONIS MOREIRA, CPPSE; ALFREDO RIBEIRO DE FREITAS, CPPSE; ANGELA MARIA FALA, CNPQ; TATIANA SALATA LIMA, CNPQ; MARIANNA GIROTTO, CNPq.
Título: Rocha ultramáfica alcalina como fonte potássica na produção e estado nutricional da centrosema.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Anais... Maringa: SBZ:UEM, 2009.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito da granulometria da rocha potássica na disponibilidade de K para a centrosema. O experimento foi realizado em casa de vegetação, com Argissolo Amarelo distrófico. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4x2+ 1, com parcelas subdivididas e três repetições. Os tratamentos foram constituídos pelas doses (O, 100, 150 e 300 mg kg'l de K - rocha ultramáfica alcalina) com duas granulometrias (0,3 e 2,0 mm) e 150 mg kg-I de K (KCI). As subparcelas foram constituídas por cinco épocas de cortes. A aplicação da rocha aumentou significativamente a produção de matéria seca. Apesar do incremento promovido na produção pela adição da rocha, as maiores produtividades estimadas foram 32,6% e 22,3% inferiores, respectivamente, à proporcionada pelo cloreto de potássio. Na comparação das granulometrias, a maior produtividade foi obtida com 150 mg kg'l (0,3 mm) e 100 mg kg-I (2,0 mm). Após o terceiro corte, exceto o K da testemunha, os teores dos nutrientes na matéria seca da parte aérea ficaram dentro dos níveis considerados adequados para a centrosema.
Thesagro: Rocha
Potássio
Centrosema
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIAM2009.00039.pdf191,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace