Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/854740
Título: Tratamento de sementes de soja para controle de podridão radicular de fitóftora.
Autor: COSTAMILAN, L. M.
CLEBSCH, C. C.
VERSARI, A. C.
Afiliación: LEILA MARIA COSTAMILAN, CNPT; CLAUDIA CRISTINA CLEBSCH, CNPT; A. C. VERSARI, UEM.
Año: 2009
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 5.; MERCOSOJA 2009, 2009, Goiânia. Soja: fator de desenvolvimento do Cone Sul: anais. Londrina: Embrapa Soja, 2009.
Páginas: 3 p.
Descripción: A podridão radicular de fitóftora em soja, causada por Phytophthora sojae, está presente em lavouras do RS, SC, PR, MG e MS. No Brasil, há apenas um fungicida com indicação de uso para tratamento de sementes visando controle inicial da doença, e relatos apontam problemas de eficácia. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de metalaxil e de mefenoxam em sementes de soja, em dose normal e em dobro, sobre o desenvolvimento de P. sojae em cultivares com diferentes níveis de suscetibilidade. Sementes de BRS Taura RR (com resistêncial parcial) e BRS 244 RR (suscetível) foram tratadas com doses indicada e m dobro de metalaxil-M (1 g i.a./100kg semente, nas doses de 100 e 200 mL/100 kg sementes), e de mefenoxam (3,75 g i.a./100 kg sementes, a 200 e 400 mL/100 kg sementes). O tratamento testemunha sem e com inoculação de P. sojae recebeu apenas água. O delineamento experimental foi completamente casualizado, com três repetições e dez sementes/repetição.
Thesagro: Glycine Max
NAL Thesaurus: Phytophthora sojae
mefenoxam
Palabras clave: Metalaxil-M
Notas: Seção Trabalhos, 330.
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
41291.pdf443.49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace