Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/856812
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 6-Jul-2010
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BUZANSKAS, M. E.
SAVEGNAGO, R. P.
RAMOS, S. B.
NUNES, B. do N.
CARDOSO, D. F.
MUNARI, D. P.
ALENCAR, M. M. de
Informaçães Adicionais: MARCOS ELI BUZANSKAS, UNESP-JABOTICABAL; RODRIGO PELICIONI SAVEGNAGO, UNESP-JABOTICABAL; SALVADOR BOCCALETTI RAMOS, FAPESP; BEATRIZ DO NASCIMENTO NUNES, POS-GRADUAÇÃO FCAV/UNESP-JABOTICABAL; DIÉRCLES FRANCISCO CARDOSO, BOLSISTA DE APOIO TÉCNICO CNPq; DANÍSIO PRADO MUNARI, PROF. FCAV/UNESP- JABOTICABAL; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE.
Título: Análise de componentes principais do peso corporal e de características reprodutivas de fêmeas da raça Canchim.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO ANIMAL, 8., 2010, Maringá. Melhoramento animal no Brasil: uma visão crítica - anais. Maringa: SBMA, 2010
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Análise multivariada
Idade ao primeiro parto
Peso corporal.
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi verificar a relação entre os valores genéticos de características reprodutivas e produtivas de fêmeas da raça Canchim, por meio da análise de componentes principais. Os valores genéticos de 10.802 animais para idade ao primeiro parto (VGIPP), idade ao segundo parto (VGISP), peso corporal de fêmeas aos 420 dias de idade (VGP420) e intervalo de partos (VGIP) foram estimados por meio do método da máxima verossimilhança restrita, sob modelo animal uni-característica. Posteriormente, os valores genéticos destas características foram utilizados na análise de componentes principais. O critério de Kaiser foi utilizado para selecionar os componentes principais que apresentaram informação relevante em relação ao conjunto de dados. Os dois primeiro componentes principais atenderam a este critério, possuindo 48,51% e 24,86% da variação total dos dados. Observou-se que VGIPP, VGISP e VGIP foram altamente associados com o componente principal 1 e muito associados entre si. Porém, estes foram pouco associados com VGP420, pois o valor genético do peso de fêmeas aos 420 dias foi altamente associado com o componente principal 2. Concluiu-se que melhorias na idade ao primeiro parto trariam respostas positivas para idade ao segundo parto e intervalo de partos. A metodologia de análise multivariada de componentes principais poderia auxiliar a avaliação genética de características de interesse da raça Canchim.
Thesagro: Gado de Corte.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIMMA2010.pdf71,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace