Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/859586
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: TIZIOTO, P. C.
VENERONI, G. B.
MEIRELLES, S. L.
IBELLI, A. M. G.
ALENCAR, M. M. de
OLIVEIRA, H. N.
REGITANO, L. C. de A.
Additional Information: POLYANA CRISTINE TIZIOTO, ALUNA DE PÓS-GRADUAÇÃO, UFSCar DE SÃO CARLOS, SP.; GISELE BATISTA VENERONI, ALUNA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSCar DE SÃO CARLOS, SP.; SARAH LAGUNA MEIRELLES, PÓS-GRADUAÇÃO UNESP/JABOTICABAL; ADRIANA MÉRCIA GUARATINI IBELLI, ALUNA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSCar DE SÃO CARLOS, SP.; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE; HENRIQUE NUNES DE OLIVEIRA, PROF.DO DEPTo. DE ZOOTECNIA, UNESP DE JABOTICABAL, SP.; LUCIANA CORREIA DE ALMEIDA REGITANO, CPPSE.
Title: Estudo da associação entre um SNP do gene FABP4 e espessura de gordura subcutânea em uma população de bovinos da raça Canchim.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendorismo e progresso científicos na zootecnia brasileira de vanguarda - anais. Salvador: SBZ: UFBA, 2010.
Language: pt_BR
Keywords: Raça Canchim
Espessura de gordura.
Description: O Canchim é uma raça composta, que foi criada procurando reunir a rusticidade do Nelore com a produtividade do Charolês. Esta raça vem sendo incorporada como uma opção para produção de carne no Brasil, entretanto é tardia em relação à deposição de gordura quando criada somente a pasto. Pesquisas têm sido realizadas com o objetivo identificar marcadores moleculares associados com a variação da espessura de gordura subcutânea (EGS) em bovinos de corte. O gene FABP4 é candidato para influenciar a característica em questão. O objetivo deste trabalho foi investigar a associação entre um polimorfismo de única base (SNP) localizado no gene FABP4 e EGS em bovinos da raça Canchim. Para essa análise foram utilizados 558 bovinos da raça Canchim criados a pasto. A associação entre os genótipos dos marcadores e medidas de espessura de gordura subcutânea foi analisada com um modelo animal, usando o método de máxima verossimilhança restrita através do programa ASREML. Foi observado efeito significativo (P<0,05) do SNP estudado sobre EGS nesta população da raça Canchim. Os resultados sugerem que a substituição de um alelo G por um alelo A pode conduzir à uma diminuição de 0,11 mm na média de EGS dessa população da raça Canchim.
Thesagro: Marcador Molecular.
Data Created: 2010-08-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCILCAR2010.00027.pdf89,93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace