Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/861978
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Capítulo em livro científico (ALICE)
Data do documento: 9-Set-2010
Tipo do Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Autoria: VOLTOLINI, T. V.
NEVES, A. L. A.
GUIMARÃES FILHO, C.
SA, C. O. de
NOGUEIRA, D. M.
CAMPECHE, D. F. B.
ARAUJO, G. G. L. de
SA, J. L. de
MOREIRA, J. N.
VESCHI, J. L. A.
SANTOS, R. D. dos
MORAES, S. A. de
Informaçães Adicionais: TADEU VINHAS VOLTOLINI, CPATSA; ANDRE LUIS ALVES NEVES, CNPGL; CLÓVIS GUIMARÃES FILHO, CPATSA - Pesquisador Aposentado; CRISTIANE OTTO DE SA, CPATSA; DANIEL MAIA NOGUEIRA, CPATSA; DANIELA FERRAZ BACCONI CAMPECHE, CPATSA; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA; JOSE LUIZ DE SA, CPATSA; JOSE NILTON MOREIRA, CPATSA; JOSIR LAINE APARECIDA VESCHI, CPATSA; RAFAEL DANTAS DOS SANTOS, CPATSA; SALETE ALVES DE MORAES, CPATSA.
Título: Alternativas alimentares e sistemas de produção animal para o semiárido brasileiro.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: SA, I. B.; SILVA, P. C. G. da. (Ed.). Semiárido brasileiro: pesquisa, desenvolvimento e inovação. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2010.
Páginas: cap. 6, p. 199-242.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Forrageira nativa
Maniçoba
Mandioca
Pornunça
Mamãozinho-de-veado
Pustumeira
Mandacaru-sem-espinhos
Espécie nativa
Palma forrageira
Leucena
Capim-buffel
Gliricídia
Capim-urochloa
Algaroba
Milho
Sorgo
Melancia forrageira
Guandu
Co-produtos
Sisal
Processamento de fruta
Biocombustível
Sistema de produção
Sistema CBL
Preservação ambiental
Caatinga
Cabrito ecológico
Sistema SIPRO
Produção de leite
ILPF
Integração Lavoura Pecuária
Convivencia com a seca
Conteúdo: A produção animal é uma das atividades socioeconômicas mais importantes para o Semiárido brasileiro. Aliado a isso, essa região apresenta vocação natural e tradição na criação de animais, com destaque para os ruminantes (caprinos, ovinos e bovinos), aves, suínos, peixes e abelhas. Contudo, os sistemas produtivos são extensivos ou ultraextensivos e, na maioria das situações, não permitem a obtenção de índices zootécnicos ou de rentabilidade adequados, inviabilizando o sustento da propriedade rural, que, na maioria das vezes, é baseada em pequenos empreendimentos de base familiar. Diante desse cenário, ao longo de décadas, a Embrapa Semiárido, juntamente com diversas instituições parceiras, tem dedicado esforços na busca por alternativas para a criação de animais no Semiárido brasileiro, especialmente com relação ao manejo racional da vegetação nativa da caatinga, à busca por potenciais forrageiras da vegetação nativa a serem cultivadas e utilizadas para a alimentação animal e à adaptação do cultivo e utilização de forrageiras exóticas. Além disso, essa instituição, também, tem enfatizado os estudos para determinação do valor nutritivo e potencial alimentar dos resíduos agroindustriais ou coprodutos gerados na região e, por fim, a geração e desenvolvimento de modelos produtivos, como o sistema CBL (Caatinga, Búfel, Leguminosa) e o sistema Glória de produção de leite. Mais recentemente, a Embrapa Semiárido também tem atuado nas áreas de piscicultura e apicultura, com o objetivo de gerar modelos produtivos para essas atividades. Desse modo, o intuito deste capítulo será apresentar uma síntese das contribuições da Embrapa Semiárido para os sistemas de produção animal do Semiárido brasileiro. O capítulo apresenta uma síntese das contribuições da Embrapa Semiárido para o sistema de produção animal do semiárido brasileiro.
Thesagro: Produção animal
Forrageira tropical
Caatinga
Planta nativa
Nutrição animal
Planta forrageira
Agrosilvicultura
Agropecuaria
NAL Thesaurus: Arid land
Forest and management
Animal feeding
Animal husbandry
Ano de Publicação: 2010
ISBN: 978-85-7405-012-6
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPITULO6TADEUfinal.pdf7,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace