Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/864701
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BERNARDI, A. C. de C.
CARDOSO, R. D.
SOUZA, S. C. H.
MOTA, E. P. da
FERREIRA, R. de P.
Additional Information: ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE; RODRIGO DONIZETI CARDOSO, GRADUANDO EM AGRONOMIA, UNICASTELO, DESCALVADO; SIUMEIRE C. H. SOUZA, GRADUANDO EM AGRONOMIA, UNICASTELO, DESCALVADO; EDSON PEREIRA DA MOTA, PÓS-GRADUANDO ESALQ/USP/PIRACICABA; REINALDO DE PAULA FERREIRA, CPPSE.
Title: Efeito da correção do solo e adubação potássica sobre a produção de matéria seca da alfafa sob pastejo e a ocorrência de plantas daninhas.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 13.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 11.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 8., 2010, Guarapari. Anais... Guarapari: FertBio, 2010
Language: pt_BR
Keywords: Gesso.
Description: A alfafa é uma planta extremamente exigente em fertilidade, e os desblanços na correção do solo e adubação podem levar a perda de vigor do alfafal, originando o desenvolvimento agressivo de plantas daninhas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da correção do solo com calcário e gesso e a adubação potássica sobre a produção de matéria seca da alfafa e ocorrência de plantas daninhas. Os resultados indicaram que as práticas da calagem associada com a gessagem e as adubações com potássio podem contribuir decisivamente com o aumento da longevidade do alfafal. As maiores repostas da alfafa à adubação potássica ocorreram na maior saturação por bases (V = 80%). Foi também observada a tendência de diminuição da ocorrência de plantas daninhas com a melhoria da fertilidade do solo.
Thesagro: Calcário
Medicago Sativa.
Data Created: 2010-10-20
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCI2010.00111.pdf959,04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace