Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/865712
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 29-Out-2010
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MARTINS, E. C.
GUIMARÃES, V. P.
BOMFIM, M. A. D.
CARVALHO, R. de S.
Informaçães Adicionais: ESPEDITO CEZARIO MARTINS, CNPC; VINÍCIUS PEREIRA GUIMARÃES, CNPC; MARCO AURELIO DELMONDES BOMFIM, CNPC; RAQUEL DE SOUSA CARVALHO, Universidade Estadual do Ceará (UVA), Sobral, CE.
Título: Terminação de cordeiros em confinamento: avaliação dos impactos econômicos, sociais e ambientais.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 48., 2010, Campo Grande, MS. Tecnologias, desenvolvimento e integração social; anais. Campo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2010. 17 f. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Semiárido
Fattening.
Conteúdo: Resumo: A produção de carne de pequenos ruminantes apresenta grande importância econômica em várias regiões do mundo, por constituir fonte de proteína de alto valor biológico. No Brasil, a carne de cordeiros vem conquistando novos mercados, garantindo a expansão da demanda. Entretanto, o manejo nutricional dos animais pode interferir no rendimento e em algumas medidas da carcaça. A terminação de cordeiros em confinamento é uma tecnologia que já vem sendo bastante utilizada no Brasil, possibilitando aumentar a oferta de carne no período de entressafra, contribuindo, assim, para o abastecimento do mercado com um produto de boa qualidade. Este estudo tem o objetivo de avaliar e analisar os impactos econômicos, sociais e ambientais da terminação de cordeiros em confinamento na região semiárida brasileira. Para tanto, utiliza-se as metodologias AMBITEC-Social e AMBITEC-Produção Animal, ambas desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os resultados mostraram que o principal impacto econômico é oriundo da redução dos custos de produção. Quanto aos impactos sociais, a adoção da tecnologia gerou impactos sociais positivos com relação a todos os aspectos analisados. Com relação aos impactos ambientais, os principais impactos desejáveis sobre o meio ambiente são a redução da área necessária para pastagens, menor compactação do solo nas áreas de produção de forragem, menores perdas de biodiversidade e de corredores de fauna, recuperação de solos e ecossistemas degradados, e redução de resíduos químicos no produto final. Por outro lado, alguns impactos ambientais indesejáveis são: o aumento da necessidade de ração, volumoso e suplementos, além do aumento do uso de energia.
Thesagro: Ovino
Cordeiro
Terminação
Carne
Custo de produção
Produtividade
NAL Thesaurus: Sheep
Lamb meat
Mutton
Meat production
Production costs
Semiarid zones
Animal production.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CNPC2010Terminacao.pdf111,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace