Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/871113
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 28-Dez-2010
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: FREITAS, S. T.
FOGACA, F. H. dos S.
LEGAT, J. F. A.
BARROS, R. F. M.
PAMPLIN, P. A. Z.
Informaçães Adicionais: SIMONE T. FREITAS, UFPI; FABIOLA HELENA DOS SANTOS FOGACA, CPAMN; JEFFERSON FRANCISCO ALVES LEGAT, CPAMN; ROSELI F. M. BARROS, UFPI; PAULO AUGUSTO ZAITUNE PAMPLIN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS, CAMPUS POÇOS DE CALDAS, MG.
Título: Analise morfométrica das conchas e rendimento da carne de Anomalocardia brasiliana no estuário adjacente a Praia de Barra Grande, Cajueiro da Praia – PI.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 3., 2010. Rio Grande. Anais... Rio Grande: Associação Brasileira de Oceanografia, 2010. p. 02404-02406.
Idioma: pt_BR
Notas: CBO2010.
Palavras-chave: Marisqueira
Molusco bivalve.
Conteúdo: Apesar da elevada importância ambiental, econômica, social e cultural, não existem estudos voltados para a pesca de moluscos bivalves no litoral piauiense. Esse estudo teve como objetivo avaliar a morfometria e o rendimento de carne do bivalve marinho venerídeo Anomalocardia brasiliana. Exemplares de Abrasiliana foram coletados em cinco pontos distantes 200 metros entre si, em estuário próximo a Praia de Barra Grande-PI, durante a maré baixa de sizígia. A temperatura e salinidade da água foram medidas na margem dos pontos de coleta com utilização de sonda multiparâmetros. Em cada amostragem foi coletado sedimento para análise de pH e matéria orgânica. Os parâmetros abióticos foram semelhantes nos pontos de coleta. A análise morfométrica determinou valores de comprimento de concha acima de 16 mm, indicando que os exemplares coletados foram todos adultos. O rendimento determinado esteve entre 6 a 12%, variando conforme o peso total da concha fechada das amostras. O baixo rendimento encontrado para A. brasiliana, em exemplares com comprimento de concha entre 16 e 20 mm, justifica o desenvolvimento de estudos que avaliem formas de agregação de valor ao produto.
Thesagro: Agregação de Valor.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBO0001.pdf246,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace