Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/872764
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ARAÚJO, A. J. de B
DINIZ, B. C. R.
BARRETO, J.
OLIVEIRA, C. de S.
COSTA, T. R.
NASCIMENTO, R. L.
QUINTINO, C.
ALVES, L. A.
PEREIRA, G. E.
Additional Information: ANA JULIA DE BRITO ARAÚJO, CNPq - BOLSISTA; BRUNA CARLA REIS DINIZ, CNPq - BOLSISTA; JULIANE BARRETO; VANESSA DE SOUZA OLIVEIRA; TIAGO RODRIGUES COSTA, BOLSISTA - FACEPE; RUSSAIKA LÍRIO NASCIMENTO; CRISTIANO QUINTINO; LUIZ ANTONIO ALVES, CPATSA; GIULIANO ELIAS PEREIRA, CNPUV.
Title: Caracterização do perfil aromático de vinhos tropicais elaborados a partir de uvas Sauvignon Blanc e Chenin Blanc no Nordeste do Brasil.
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 5., 2010, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2010.
Pages: p. 220-226.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 228.).
Language: pt_BR
Keywords: Vitis vinifera L
Sauvignon Blanc
Chenin Blanc
Vinhos tropicais
Composição aromática
Variabilidade climática
Vinho branco
Vale do São Francisco
Videira
Wine.
Description: No presente trabalho realizou-se a caracterização de alguns compostos aromáticos presentes nos vinhos elaborados no laboratório de Enologia da Embrapa Semiárido, Petrolina, PE, em julho de 2009. A vinificação foi realizada através do método tradicional em tanque de aço de 200 L, a fermentação alcoólica conduzida a 18 ºC. Após a estabilização dos vinhos pelo frio (0 °C por 30 dias), os mesmos foram engarrafados e posteriormente analisados por meio da determinação de alcoóis superiores e ésteres através de cromatografia gasosa com detector de ionização de chama (CG-FID). Os vinhos analisados quanto às características aromáticas foram elaborados com uvas das cultivares Sauvignon Blanc e Chenin Blanc, a fim de criar uma base de dados par descrição da tipicidade dos vinhos tropicais. Foram encontrados nos vinhos analisados 19 compostos identificados como ésteres e sete compostos identificados como alcoóis superiores. Pôde-se observar uma diferença significativa na composição aromática dos vinhos de Sauvignon Blanc e Chenin Blanc elaborados em condições tropicais do Nordeste brasileiro, evidenciando a tipicidade para cada cultivar no clima tropical semiárido. Espera-se explicar as características aromáticas dos vinhos tropicais do Vale, diferenciando-os de vinhos de outras regiões do Brasil e do mundo.
Thesagro: Uva
Variedade.
NAL Thesaurus: Grapes.
Data Created: 2011-01-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaJuliaVJorndeInicCient.pdf228,27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace