Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873114
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: VILELA, M. de F.
FONTES, J. R. A.
SHIRATSUCHI, L. S.
RESENDE, A. V. de
OLIVEIRA, C. M. de
HURTADO, S. M. C.
CORAZZA, E. J.
Additional Information: MARINA DE FATIMA VILELA, CPAC; JOSE ROBERTO ANTONIOL FONTES, CPAA; LUCIANO SHOZO SHIRATSUCHI, CPAC; ALVARO VILELA DE RESENDE, CNPMS; CHARLES MARTINS DE OLIVEIRA, CPAC; SANDRO M. CARMELINO HURTADO, BOLSISTA CNPQ; EDEMAR JOAQUIM CORAZZA, SCT.
Title: Fotografias aéreas não convencionais para mapeamento de fatores que afetam a produtividade de grãos no cerrado brasileiro.
Publisher: In: CONGRESO INTERNACIONAL DE INGENIERÍA AGRÍCOLA, 6., 2010, Chillán, Chile. Presentación de trabajos: orales, posteres, conferecias. Chillán: Universidad de Concepción, 2010.
Language: pt_BR
Keywords: Sensoreamento remoto
Fotografia aérea
Description: O custo do mapeamento por meio de amostragens em grades regulares e as extensas áreas de produção no Cerrado brasileiro, superando os padrões observados em outras regiões do país e mesmo do exterior, têm dificultado o acompanhamento detalhado das lavouras e dos fatores que afetam a produtividade. Um grande potencial tem sido atribuído ao sensoriamento remoto para o mapeamento e o monitoramento de culturas em grandes áreas, devido redução do custo de aquisição de imagens de satélite e de fotografias aéreas. Este trabalho teve como objetivo apresentar e discutir os resultados dos estudos sobre as potencialidades de fotografias aéreas não convencionais, ou de pequeno formato, no mapeamento de fatores que afetam a produtividade de grãos em lavouras no Cerrado brasileiro. Os estudos foram conduzidos em áreas de produção comercial de grãos nos estados da Bahia e de Goiás. Fotografias aéreas foram adquiridas a diferentes alturas de vôo com a finalidade de: a) mapear a distribuição espacial e o nível de infestação de corós rizófagos e plantas daninhas em soja; b) mapear zonas contrastantes de matéria orgânica do solo, e c) monitorar e efetuar mapeamento diagnóstico no milho. As fotografias compuseram mosaicos que foram posteriormente georreferenciados e classificados, gerando índices de exatidão que variaram de 71% a 88%, demostrando que fotografias aéreas não convencionais podem constituir base de dados importante ao diagnóstico e ao mapeamento de fatores bióticos e abióticos que afetam a produtividade, subsidiando, por conseguinte, a tomada de decisão para o manejo localizado em agricultura de precisão.
Thesagro: Agricultura de Precisão
Cerrado
Data Created: 2011-01-14
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fotografiasaereas.pdf2,85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace