Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873833
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTANA, F. A.
OLIVEIRA, L. A. de
VIANA, E. de S.
SILVEIRA, S. M. da
SOUSA, M. R.
AMORIM, E. P.
Additional Information: Fernanda Alves Santana, UFRB; LUCIANA ALVES DE OLIVEIRA, CNPMF; ELISETH DE SOUZA VIANA, CNPMF; Soraia Machado da Silveira, FAMAM; MABEL RIBEIRO SOUSA, CNPMF; EDSON PERITO AMORIM, CNPMF.
Title: Avaliação da cor dos frutos de diferentes genótipos de bananeiras por colorimetro digital.
Publisher: In:CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Language: pt_BR
Notes: pdf 2378
Description: O Brasil é o quarto produtor mundial de banana, tendo produzido 7,0 milhões de toneladas em 2006. A Índia produziu, no mesmo período, 12 milhões de toneladas (FAO, 2009). A doença conhecida como Sigatoka negra (Mycosphaerella fijiensis Morelet) é considerada um dos principais problemas fitossanitários da cultura da banana, comprometendo totalmente a qualidade e a quantidade de banana produzida e o volume de produção (DIAS et al, 2001). Uma das soluções viáveis é a utilização de materiais resistentes (GARCIA, 1999). A escolha da variedade pelo produtor é dependente de alguns atributos dos frutos destas variedades como: sabor, vida útil e aparência (MATSUURA et al., 2004). As variedades resistentes, recomendadas pelo programa de melhoramento da bananeira da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, já foram caracterizadas agronomicamente, no entanto, as informações referentes aos atributos de qualidade de seus frutos ainda foram pouco estudados, principalmente considerando o parâmetro cor dos frutos. A cor é um atributo de importância fundamental no julgamento da qualidade de um alimento, uma vez que a apreciação visual é o primeiro dos sentidos a ser usado, sendo, portanto, uma característica decisiva na escolha e aceitação do produto. Este trabalho teve como objetivo avaliar a cor dos frutos em variedades melhoradas de banana por colorimetria digital.
Thesagro: Banana
Análise Física
Colorimetria
Cor
Variedade.
Data Created: 2011-01-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SantanaID27240pdf2378.pdf25,24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace