Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873846
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: COELHO FILHO, M. A.
FANCELLI, M.
SILVA, T. S. M. da
SILVA, O. S. M. da
COELHO, E. F.
Additional Information: MAURICIO ANTONIO COELHO FILHO, CNPMF; MARILENE FANCELLI, CNPMF; TIBERIO SANTOS MARTINS DA SILVA, CNPMF; Olíndio Santos Martins da Silva, UFRB; EUGENIO FERREIRA COELHO, CNPMF.
Title: Aquecimento global e aptidão da bananeira no Estado da Bahia.
Publisher: In:CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Language: pt_BR
Notes: pdf 2390
Description: O Brasil produziu aproximadamente 7 milhões de toneladas de banana no ano de 2008, sendo que o Nordeste é a principal região produtora (40%) e a Bahia o maior produtor nacional (20%), seguido de São Paulo (17%) (IBGE, 2009). O estresse por deficiência de água no solo é o maior limitador da expansão dos cultivos da bananeira em sequeiro, sendo este e o principal critério utilizado nos trabalhos de zoneamento climático no Nordeste brasileiro. A distribuição irregular das chuvas interfere na qualidade e produtividade de frutos e esses riscos podem ser aumentados com as previsões futuras de ocorrência de eventos extremos (seca e enchentes) e dos efeitos diretos da maior restrição hídrica no solo, devido ao aumento da evapotranspiração das culturas, relacionadas ao aquecimento global (Assad & Pinho, 2008; Semenov, 2009).O presente trabalho teve o objetivo de avaliar os impactos do aquecimento global na aptidão climática do estado da Bahia para o cultivo da bananeira em condições de sequeiro.
Thesagro: Banana.
Data Created: 2011-01-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
id27245pdf2390.pdf39,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace