Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873846
Título: Aquecimento global e aptidão da bananeira no Estado da Bahia.
Autoria: COELHO FILHO, M. A.
FANCELLI, M.
SILVA, T. S. M. da
SILVA, O. S. M. da
COELHO, E. F.
Afiliação: MAURICIO ANTONIO COELHO FILHO, CNPMF; MARILENE FANCELLI, CNPMF; TIBERIO SANTOS MARTINS DA SILVA, CNPMF; Olíndio Santos Martins da Silva, UFRB; EUGENIO FERREIRA COELHO, CNPMF.
Ano de publicação: 2010
Referência: In:CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Conteúdo: O Brasil produziu aproximadamente 7 milhões de toneladas de banana no ano de 2008, sendo que o Nordeste é a principal região produtora (40%) e a Bahia o maior produtor nacional (20%), seguido de São Paulo (17%) (IBGE, 2009). O estresse por deficiência de água no solo é o maior limitador da expansão dos cultivos da bananeira em sequeiro, sendo este e o principal critério utilizado nos trabalhos de zoneamento climático no Nordeste brasileiro. A distribuição irregular das chuvas interfere na qualidade e produtividade de frutos e esses riscos podem ser aumentados com as previsões futuras de ocorrência de eventos extremos (seca e enchentes) e dos efeitos diretos da maior restrição hídrica no solo, devido ao aumento da evapotranspiração das culturas, relacionadas ao aquecimento global (Assad & Pinho, 2008; Semenov, 2009).O presente trabalho teve o objetivo de avaliar os impactos do aquecimento global na aptidão climática do estado da Bahia para o cultivo da bananeira em condições de sequeiro.
Thesagro: Banana
Notas: pdf 2390
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
id27245pdf2390.pdf39,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace