Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/875233
Título: Teor de potássio no solo adubado com fontes alternativas do nutriente, sob manejo orgânico da bananeira.
Autor: PROFETA, T. de S.
SANTOS, J. de S.
BORGES, A. L.
Afiliación: TIAGO DE SOUZA PROFETA, UFRB; JEFFERSON DE SOUZA SANTOS, UFRB; ANA LUCIA BORGES, CNPMF.
Año: 2010
Referencia: In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 4., 2010, Cruz das Almas. [Anais...]. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2010. (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Documentos, 190). 1 CD-ROM.
Descripción: As rochas naturais moídas têm sido utilizadas na agricultura, principalmente os calcários e os fosfatos naturais. As rochas contendo flogopita ou biotita podem ser avaliadas como fontes alternativas de potássio (K) para uso na agricultura. Alguns desses tipos de rochas são os kamafugitos, flogopititos, biotititos, kimberlitos, biotita xistos e outras. No sistema orgânico o K torna-se mais limitante, pois as plantas, principalmente as fruteiras são muito exigentes no nutriente. O potássio é o nutriente mais absorvido pela bananeira, sendo para ?Prata Anã? em torno de 34,79 kg de K (42,15 kg de K2O) por tonelada de frutos produzidos. Uma fonte utilizada em cultivos orgânicos é o sul-po-mag (22% de K2O), cujo preço é superior ao das fontes tradicionais. Acredita-se que a aplicação de rochas silicáticas moídas pode contribuir com quantidades significativas de K para a cultura a médio e a longo prazos, principalmente para sistemas orgânicos, onde a fonte solúvel mais utilizada (KCl) não é permitida. Objetivou-se avaliar o teor de potássio no solo cultivado com bananeira com aplicação de doses crescentes de flogopitito, comparando com o sul-po-mag.
Palabras clave: Sistema orgânico
Flogopitito
Sul-po-mag
Notas: PDF. 037.
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
037TiagoAnaLuciaok.pdf17.75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace