Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/876069
Título: Caracterização de isolados de Mycosphaerella fijiensis de diferentes regiões do Brasil por meio de VNTR.
Autor: PAIXÃO, R. D. V.
GASPAROTTO, L.
HANADA, R. E.
SOUSA, N. R.
SILVA, G. F. da
Afiliación: LUADIR GASPAROTTO, CPAA; ROGÉRIO E. HANADA, INPA; NELCIMAR REIS SOUSA, CPAA; GILVAN FERREIRA DA SILVA, CPAA.
Año: 2010
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, 56., 2010, Guarujá. Resumos... Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 2010. p. 112.
Descripción: A sigatoka-negra da bananeira (Musa spp.) é causada pelo fungo Mycosphaerelafijiensis Morelet, que destrói a área foliar inibindo a capacidade fotossintética da planta, acarretando em baixa produção de frutos, tornando-se assim a mais importante doença da banana no mundo. Para auxiliar na seleção de plantas resistentes é de fundamental importância o conhecimento da diversidade do patógeno, que por sua vez podem ser avaliados com o auxílio de marcadores moleculares. Marcadores baseados em locos hipervariáveis de minisatélites ou Variable Number of TandemRepeat (VNTR) possui um caráter altamente polimórfico e tem sido amplamente empregado no melhoramento de plantas e analises de diversidade de microrganismos. Deste modo o objetivo deste estudo foi caracterizar indivíduos de M. fijiensis de diferentes regiões do Brasil utilizando o marcador VNTR.
Palabras clave: Sigatoka-negra
Diversidade
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPAA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
23185.pdf709.25 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace