Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/879136
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Corte - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: JACINTO, T. B.
JACINTO, M. A. C.
SOUZA, J. L.
COUTINHO, M.
REIS, F. A.
ESTEVES, S. N.
MACHADO, R.
Additional Information: Graduando do curso de Biomedicina do Centro Universitário de Araraquara – UNIARA; MANUEL ANTONIO CHAGAS JACINTO, CPPSE; Histotecnologista da Faculdade Barão de Mauá e da Universidade de Franca.; Pesquisador do Centro de conservação e manejo de répteis e anfíbios - RAN do IBAMA; FERNANDO ALVARENGA REIS, CNPC; SERGIO NOVITA ESTEVES, CPPSE; RUI MACHADO, CPPSE.
Title: Histotecnologia aplicada ao estudo de pele de jacaré.
Publisher: In: JORNADA DE HISTOTECNOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO, 2., 2010, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto: [s.n.], 2010
Pages: 1 p.
Language: pt_BR
Keywords: Histotecnologia.
Description: As amostras de pele de jacaré-açu (Melanosuchus Níger) foram obtidas de cinco animais capturados na natureza, na Reserva de Desenvolvimento Sustentado de Mamirauá, Estado do Amazonas, durantes os trabalhos de campo de um projeto mais amplo de conservação e manejo de jacarés, conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado do Amazonas, pelo Centro de Conservação e Manejo de Répteis e Anfíbios (Ran/Ibama) e Instituto Mamirauá. Imediatamente após o abate, os fragmentos de pele foram coletados da região dorsal e fixados em Bouin por 8 horas. Decorrido o tempo de fixação as amostras foram enxaguadas em água corrente e mantidas em álcool 70% até o momento do processamento histológico. Os fragmentos de pele foram tratados com solução descalcificante antes do processo de inclusão. Os fragmentos de pele foram incluídos em parafina, microtomizados com 5 micrômetros de espessura, desparafinizados em xileno, hidratados em série alcoólica decrescente, corados utilizando a técnica de Picrossirius e Verhoeff. A preparação para a montagem em lâmina consistiu em desidratação em série alcoólica crescente, diafanização em xileno e fixação da lamínula com entellan. A análise, em microscopia ótica, dos cortes corados segundo a técnica Picrossirius evidenciou a epiderme e as fibras colágenas na cor vermelha, os osteodermos na cor vermelho escarlate, a camada córnea na cor amarelo escuro. Já nos cortes corados segundo a técnica de Verhoeff foi observado que as fibras elásticas e os núcleos apresentam cor negra e as fibras colágenas, amarelo. As fotomicrografias foram realizadas no laboratório de fisiologia animal da Universidade Federal de São Carlos.
Thesagro: Jacaré
Pele.
Data Created: 2011-02-25
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPGC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Histotecnologia.doc20,5 kBMicrosoft WordView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace