Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/883188
Título: Acúmulo de matéria seca e área foliar de cultivares de soja em duas épocas de semeadura no oeste da Bahia.
Autor: CRUZ, T. V. da
PEIXOTO, C. P.
MARTINS, M. C.
BRUGNERA, A.
LEDO, C. A. da S.
LOPES, P. V. L.
Afiliación: Thyane Viana da Cruz, CCAA/UFRB; Clovis Pereira Peixoto, CCAA/UFRB; Mônica Cagnin Martins, Fundacaoba; André Brugnera, Syngenta; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; Pedro Venicius Lima Lopes, Fundacaoba.
Año: 2010
Referencia: Magistra, Cruz das Almas, v. 22, n. 2, p. 103-111, abr./jun. 2010.
Descripción: Oobjetivo deste trabalho foi avaliar, por meio do acúmulo de matéria seca e do incremento da área foliar, o desempenho de cinco cultivares de soja com diferentes ciclos de maturação recomendados para a região Oeste da Bahia em duas épocas de semeadura. Os ensaios foram instalados no campo experimental da Fundação Bahia, na Fazenda Maria Gabriela, município de São Desidério - BA, no ano agrícola 2006/2007. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados no esquema fatorial 2 x 5 (duas épocas de semeadura: 29/11/2006, 15/12/2006 e cinco cultivares: M-SOY 8411, BRS Corisco, BRS 263 (Diferente), BRS Barreiras e M-SOY 9350) com quatro repetições. Foram realizadas coletas quinzenais de cinco plantas de soja por parcela, a partir de 30 dias após a emergência (DAE) até a maturação plena R , para determinação da matéria seca e da área foliar total da planta.O maior acúmulo de matéria seca e incremento de área foliar das cultivares na primeira época de semeadura a indica como preferencial, dentro do período de semeadura na região Oeste da Bahia, independente da cultivar ou do seu ciclo de maturação.
Palabras clave: Glycine max Merril
Fitomassa
Análise de crescimento
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPMF)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace