Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/885902
Título: Técnicas de agrupamento aplicadas no mapeamento da divergência genética de subpopulações de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Ktze em Irati, Pr e Caçador, SC por marcadores isoenzimáticos.
Autor: VALGAS, R. A.
CHAVES NETO, A.
LAVORANTI, O. J.
SOUSA, V. A. de
Afiliación: RICARDO ALEXANDRE VALGAS, Pós-graduação UFPR; ANSELMO CHAVES NETO, Pós-graduação UFPR; OSMIR JOSE LAVORANTI, CNPF; VALDERES APARECIDA DE SOUSA, CNPF.
Año: 2010
Referencia: Ciência e Natura, v.32, n. 2, p. 35-50, 2010.
Descripción: Este trabalho teve por objetivo avaliar a divergência genética entre subpopulações de Araucaria angustifolia por marcadores isoenzimáticos. Foram amostradas árvores em Irati, PR e Caçador, SC e, para cada árvore, foram avaliados seis locus e observados os alelos do endosperma e dos embriões (homozigotos e heterozigotos). Os resultados foram explorados por técnicas multivariadas de Análise de Agrupamento em que as semelhanças entre as unidades experimentais foram obtidas pelas medidas Euclidiana e Manhattan. Os métodos de ligação usados na construção dos grupos foram: Ward, Vizinho Mais Próximo e Ligação Média. Observou-se a menor divergência genética entre as amostras das subpopulações de Floresta Intocada e Floresta Explorada em Irati, e Capão 3 e Capão 4 em Caçador. A Floresta Plantada em Irati e as subpopulações de Capão 1 e Capão 2 em Caçador foram as regiões mais críticas para conservação.
Thesagro: Isoenzima
Palabras clave: Araucaria angustiolia
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ValderesCienciaNaturaTecnicas.pdf309,4 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace