Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897084
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: GODOY, R. C. B. de
MATOS, E. L. S.
SANTOS, G. P. dos
Additional Information: ROSSANA CATIE BUENO DE GODOY, CNPF; ENEIDE LUCIANA SANTIAGO MATOS, Universidade Federal do Recôncavo Baiano; GUILHERME PASSAMANI DOS SANTOS, UFSM.
Title: Avaliação do efeito da temperatura de armazenamento na composição físico-química e sensorial de jaca dura minimamente processada.
Publisher: Revista de Ciências Agrárias, v. 53, n. 2, p. 117-122, jul./dez. 2010.
Language: pt_BR
Description: O processamento mínimo de frutas e hortaliças vem ganhando cada vez mais importância no mercado consumidor por apresentar produtos com grande conveniência, alto valor nutritivo, excelente qualidade sensorial e com garantia de sanidade. A oferta de jaca minimamente processada é uma alternativa, devido à dificuldade operacional apresentada pelo fruto, por ser uma planta laticífera, o que restringe o seu manuseio e consumo. Objetivou-se, neste trabalho, avaliar o efeito da temperatura de armazenamento (3 ºC e 6 ºC) na conservação da jaca dura minimamente processada, mediante análises físico-químicas e sensoriais. Os frutos processados diferiram em relação aos frutos in natura quanto ao pH, teor de sólidos solúveis totais, acidez total titulável e vitamina C, exceto com relação à umidade, cuja média foi de 72,3%. O produto minimamente processado teve qualidade sensorial similar à da fruta in natura, demonstrando potencial para ser aproveitado como produto conveniente.
Thesagro: Alimento
Jaca
Processamento.
NAL Thesaurus: Artocarpus heterophyllus.
Data Created: 2011-08-01
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011R.CatieRCAAvaliacao.pdf314,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace