Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898408
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 22-Ago-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SOUZA, S. G. de
ALVES, T. C.
SIMÕES, N. R.
MALDONADO, P. S.
FRANZOLIN NETO, R.
BUENO, I. C. da S.
Informaçães Adicionais: STEPHANIE GHISE DE SOUZA, GRADUANDA FZEA/PIRASSUNINGA; TERESA CRISTINA ALVES, CPPSE; NANCY RODRIGUES SIMÕES, FZEA/PIRASSUNUNGA; PRISCILA SALES MALDONADO, FZEA/PIRASSUNUNGA; RAUL FRANZOLIN NETO, FZEA/PIRASSUNUNGA; IVES CLÁUDIO DA SILVA, FZEA/PIRASSUNUNGA.
Título: Avaliação de Brachiaria brizantha usando a técnica de produção de gases com inóculo de líquido ruminal de bubalinos. Avaliação de Brachiaria brizantha usando a técnica de produção de gases com inóculo de líquido ruminal de bubalinos.
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 48., 2011, Belém. O Desenvolvimento da produção animal e a responsabilidade frente a novos desafios - anais. Belém: SBZ: UFRA, 2011.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Braquiarão
Búfalos
Degradabilidade
Fermentabilidade
In vitro
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a degradabilidade e a fermentabilidade ruminal de amostras de Brachiaria brizantha, obtidas ao longo de um ano, por meio da técnica in vitro de produção de gases, usando líquido ruminal bubalino como fonte de inóculo. As amostras foram coletadas mensalmente em pastagem cultivada de Brachiaria brizantha, com duas repetições, entre junho de 2007 e junho de 2008. A técnica de produção de gases utilizada foi a semi-automática. As medições da produção de gases foram realizadas em 3, 6, 9, 12, 24, 30, 36, 48, 60, 72 e 96 h após incubação e ao final (96 h), a porção que não foi degradada in vitro foi recuperada através de filtração em cadinhos sinterizados. O delineamento estatístico utilizado foi inteiramente casualizado com arranjo fatorial. Houve diferença entre os meses de coletas para as variáveis produção total de gases, produção potencial de gases, tempo de colonização e degradabilidade in vitro da matéria seca. Embora seja atribuída aos bubalinos uma maior capacidade de aproveitamento de alimentos de menor qualidade, o inóculo proveniente destes animais ainda assim detectou as diferenças qualitativas das amostras de Brachiaria brizantha ao longo do ano.
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCI2011.000084.pdf192,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace