Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898677
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BRANDÃO, F. J. C.
REZENDE, J. de O.
MAGALHÃES, A. F.
COSTA, J. A. da
ZANZARINI, F. V.
PIMENTEL, U. V.
Additional Information: FLÁVIA JANAÍNA CARVALHO BRANDÃO, UNESP; JOELITO DE OLIVEIRA REZENDE, UFRB; ANTÔNIA FONSECA MAGALHÃES, CNPMF; JOÃO ALBANY DA COSTA, UFRB; FABRÍCIO VALENTIM ZANZARINI, UNESP; ULIANA VIEIRA PIMENTEL, UNESP.
Title: Avaliação de atributos físicos do solo e desenvolvimento da cultivar tangor murcot em latossolo amarelo coeso sob efeito da subsolagem.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS; UFU; ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Cultivar Tangr Murcot.
Description: Objetivou-se avaliar os atributos físicos do solo sob efeito da subsolagem em Latossolo Amarelo Coeso de tabuleiro costeiro e conseqüências no desenvolvimento do cultivar tangor Murcott. O experimento foi instalado na Fazenda Lagoa do Coco, Litoral Norte do Estado da Bahia. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com cinco tratamentos e seis repetições: T1- aração + gradagem; T2 - subsolagem com uma haste nas linhas de plantio; T3 - subsolagem cruzada, com uma haste, nas linhas de plantio; T4 - subsolagem com três hastes nas linhas de plantio e T5 - subsolagem cruzada, com três hastes, nas linhas de plantio. As seguintes variáveis foram avaliadas: resistência mecânica do solo à penetração, densidade do solo, crescimento radicular e da parte aérea, produtividade do pomar, abscisão (queda) e peso médio dos frutos. Para todas as variáveis avaliadas, o melhor tratamento de preparo do solo é o T4: a diferença de número e peso total de frutos entre os tratamentos T4 e T1 é de 63% e 83%, respectivamente; a queda de frutos no tratamento T1 é aproximadamente o triplo da observada nos tratamentos T4 e T5, mostrando que a subsolagem possibilita, além de maior produtividade, maior tempo de retenção dos frutos na planta.
Thesagro: Latossolo Amarelo
Solo
Subsolagem.
Data Created: 2011-08-24
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5331.pdf404,09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace