Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898944
Título: Pré-melhoramento de milho visando resistência aos enfezamentos.
Autor: TEIXEIRA, F. F.
COSTA, F. M.
SABATO, E. de O.
LEITE, C. E. P.
MEIRELLES, W. F.
GUIMARAES, C. T.
BELICUAS, S. N. J.
Afiliación: FLAVIA FRANCA TEIXEIRA, CNPMS; ELIZABETH DE OLIVEIRA SABATO, CNPMS; CARLOS EDUARDO DO PRADO LEITE, CNPMS; WALTER FERNANDES MEIRELLES, CNPMS; CLAUDIA TEIXEIRA GUIMARAES, CNPMS; SILVIA NETO JARDIM BELICUAS, CNPMS.
Año: 2011
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 6., 2011, Búzios. Panorama atual e perspectivas do melhoramento de plantas no Brasil. [Búzios]: SBMP, 2011.
Descripción: O Banco Ativo de Germoplasma de Milho (BAGMilho) é uma coleção de grande valor para o melhoramento de plantas pois é uma fonte de ampla variabilidade genética. Entretanto, o uso do BAGMilho é reduzido atualmente, uma vez que os materiais-elite trabalhados pelo melhorista têm desempenho superior aos acessos do BAG. Para que esse impasse seja superado, é preciso que sejam identificadas fontes de variabilidade útil em programas de pré-melhoramento e que essas fontes sejam introgredidas em materiais-elite e avaliadas em diversas condições ambientais. O objetivo deste trabalho foi avaliar agronomicamente híbridos experimentais de milho obtidos no programa de pré-melhoramento a partir de acessos do BAGMilho identificados previamente como fontes de resistência aos enfezamentos. Famílias endogâmicas derivadas do cruzamento do acesso NAP Corn Stunt com linhagens-elite foram hibridizadas com testadores dos grupos heteróticos duro e dentado para a seleção de híbridos experimentais. Os ensaios foram conduzidos em cinco condições ambientais para a avaliação de 92 híbridos experimentais e 4 testemunhas quanto à produtividade de grãos (PG) e percentual de plantas com sintomas dos enfezamentos (%D), dentre outros caracteres de importância agronômica. Os tratamentos diferiram para a maioria dos caracteres considerados, o que permitiu a seleção dos híbridos experimentais PL109xL1, PL237xL1, PL324x L1, PL422xL2 e PL586xL2 que conciliaram alto PG e baixo %D em todas as condições ambientais e outros caracteres favoráveis.
Thesagro: Milho
Melhoramento genético vegetal
Zea Mays
NAL Thesaurus: Corn
Plant breeding
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Premelhoramento.pdf20.5 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace