Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899364
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Uva e Vinho - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 31-Ago-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: LIMA, C. S. M.
TIM, C. R. M.
SILVA, L. F. da
GROLLI, E.
RUFATO, A. de R.
Informaçães Adicionais: CLÁUDIA SIMONE MADRUGA LIMA; CARI REJANE FISS TIM; LEANO FLANKLIN DA SILVA; EDER GROLLI; ANDREA DE ROSSI RUFATO, CNPUV.
Título: Hibridações, frutificação efetiva e desenvolvimento de frutos de pereira.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Páginas: Não paginado.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Hibridação
Conteúdo: A principal finalidade da hibridação é a obtenção de populações segregantes, a partir das quais indivíduos superiores podem ser selecionados. A falta de porta-enxertos adaptados para cultura da pereira no Brasil faz com que técnicas como o melhoramento genético clássico sejam aplicadas. Deste modo, para obtenção e seleção do material adequado a busca por segregação genética é continua, sendo utilizadas como alternativa cultivares copas. Com o objetivo específico de obter uma população segregante, visando à avaliação na frutificação efetiva, quantidade de sementes e massa e diâmetro de frutos oriundos de polinização aberta e dirigida, foram realizados seguintes cruzamentos: T1- Polinização aberta; T2- autopolinização de Willian?s e T3- Willian?s X Santa Maria (doadora de pólen). O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com três repetições de 20 polinizações dirigida por tratamento. A polinização aberta resultou em maior frutificação efetiva. Já massa e diâmetro dos frutos não diferiu entre os tratamentos. A polinização aberta resultou em maior número de sementes, provavelmente devido a presença de abelhas no pomar.
Thesagro: Fruticultura
Pera
Melhoramento genético
Porta-enxerto
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMACBF2010.doc29,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
LIMACBF2010.pdf205,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace