Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899502
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Capítulo em livro científico (ALICE)
Data do documento: 2-Set-2011
Tipo do Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Autoria: SILVA, S. A.
DANTAS, A. C. V. L.
COSTA, M. A. P. de C.
FERREIRA, C. F.
FONSECA, A. A. O.
Informaçães Adicionais: SIMONE ALVES SILVA, UFRB; ANA CRISTINA VELLO LOYOLA DANTAS, UFRB; MARIA ANGÉLICA PEREIRA DE CARVALHO COSTA, UFRB; CLAUDIA FORTES FERREIRA, CNPMF; ANTONIO AUGUSTO OLIVEIRA FONSECA, UFRB.
Título: Caracterização de genótipos de fruteiras potenciais para o nordeste brasileiro.
Fonte/Imprenta: In: CARVALHO, C. A. L. de; DANTAS, A. C. V. L.; PEREIRA, F. A. de C.; SOARES, A. C. F.; MELO FILHO, J. F. de; OLIVEIRA, G. J. C. de (Org.). Tópicos em ciências agrárias. Cruz das Almas: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2009. 296 p. il.
Páginas: p.17-24.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Caracterização de genótipo
Descritor morfológico
Jeninapapo
Pinha.
Conteúdo: Tendo em vista a grande diversidade de fruteiras adaptadas às condições agroecológicas do Nordeste brasileiro, é necessário reconhecer a existência de algumas espécies com potencial para a conquista do mercado interno, para a exportação e também para a diversificação agrícola. A evolução econômica e a demanda dos mercados reforçam hoje o interesse dos países latinoamericanos para as frutas em geral. Não apenas a geração de divisas para o país e a diversificação regional devem ser consideradas, mas também a necessidade de se preservar e conservar espécies nativas ou bem adaptadas à região e que emergem como alternativas para o cultivo sustentável. Neste contexto, distintas culturas, como por exemplo a mangaba, o jenipapo, a jaca, o umbu, a pinha, a cajá, dentre outras, surgem como potencialmente interessantes para o Nordeste brasileiro. Investir no melhoramento e na conservação destas fruteiras proporciona uma importante alternativa agrícola ecologicamente eficiente e competitiva para o Estado da Bahia.
Thesagro: Cajá
Mangaba.
Jaca
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaracterizacaodegenotiposdefruteiraspotenciaisparaonordestebrasileiroClaudiaFortes.pdf4,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace