Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903959
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 24-Out-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SANTOS, S. S. da S.
SANTOS, C. A. F.
COSTA, D. C. C. da
Informaçães Adicionais: SAMILA SAMEA DA SILVA SOUZA, Bolsista do CNPq; CARLOS ANTONIO FERNANDES SANTOS, CPATSA; DANIELLE CAROLINA CAMPOS DA COSTA, Bolsista do CNPq.
Título: Avaliação e seleção de bulbos de cebola de baixo teor de ácido pirúvico de cultivares adaptadas ao Nordeste.
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 6., 2011, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2011.
Páginas: p. 119-124.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 238).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Allium cepa
Cebola suave
Ácido pirúvico
Nordeste
Conteúdo: Diferente de outros países, o Brasil não desenvolveu populações de cebola com baixa pungência, o que poderia aumentar o consumo nacional e criar novas oportunidades para os agricultores. O objetivo deste trabalho foi avaliar o teor de ácido pirúvico em algumas populações de cebola desenvolvidas para o Nordeste brasileiro para orientar trabalhos de melhoramento da espécie. Foram avaliados bulbos de cinco variedades de cebola cultivados nos Campos Experimentais de Bebedouro e Mandacaru/Embrapa Semiárido, em 2010. As condições de cultivo e manejo de fertilizantes foram semelhantes nos dois locais. Os bulbos foram quantificados para o teor de ácido pirúvico por espectrofotometria, sendo selecionados aqueles com teor menor que 5 μmol/mL. Dos 206 bulbos de Bebedouro, os teores de ácido pirúvico variaram de 3,02 μmol/mL a 14,22 μmol/mL de suco de cebola, dos quais selecionou-se 14 (6,8%). Dos 360 bulbos, colhidos no Campo Experimental de Mandacaru, os teores de ácido pirúvico variaram de 3,65 μmol/mL a 18,52 μmol/mL de suco de cebola; destes 13 (3,6%) foram selecionados. Obteve-se sementes em 18 plantas dos 27 bulbos selecionados, o que possibilitará um novo ciclo de seleção recorrente, visando o desenvolvimento de populações de cebola com baixos teores de ácido pirúvico para o Nordeste brasileiro.
Thesagro: Cebola
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
167Samila.pdf61,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace