Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903973
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 24-Out-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, O. F. da
VESCHI, J. L. A.
LANDIM, A. M. de S.
MARTINS, R. de J.
ZAFALON, L. F.
Informaçães Adicionais: OTÁVIO FÉLIX DA SILVA, Estágiário da Embrapa Semiárido; JOSIR LAINE APARECIDA VESCHI, CPATSA; ALAIDE MARIA DE SOUZA LANDIM, Bolsista do CNPq; RAIANE DE JESUS MARTINS, Bolsista do CNPq; LUIZ FRANCISCO ZAFALON, CPPSE.
Título: Determinação da acidez titulável em leite de cabras SRD criadas em sistema extensivo na região de Petrolina, Pernambuco.
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 6., 2011, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2011.
Páginas: p. 389-394.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 238).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Leite
Cabra
Característica físico-química
Semiárido
SRD
Acidez titulável
Conteúdo: O rebanho caprino sem raça definida (SRD) é explorado para a produção de carne e pele. Entretanto, algumas propriedades estão produzindo leite. Com este trabalho, objetivou-se determinar a acidez em amostras de leite de cabras SRD criadas em sistema extensivo na região de Petrolina, PE, de acordo com o número de partos dos animais. Foram utilizadas 166 cabras SRD durante o período de lactação, classificadas em quatro diferentes ordens de parição. Para as coletas, as cabras foram mantidas no aprisco e ordenhadas manualmente, o leite foi coletado diretamente em tubos tipo Falcon. As amostras foram conduzidas em caixas isotérmicas com gelo para o laboratório para a realização dos testes de acidez. A média dos valores obtidos foi de 22,1 °D diferindo dos encontrados no leite das raças leiteiras, cujas cabras, na segunda ordem de parto, apresentaram leite com acidez titulável mais elevada que cabras de primeira ordem de parto e cabras com quatro ou mais parições. Concluiu-se que a acidez do leite de cabras SRD criadas em sistema extensivo difere de acordo com as ordens de parto dos animais e mais estudos devem ser feitos para se determinar os fatores relacionados.
Thesagro: Caprino
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
165Otavio.pdf80,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace