Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/904914
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BORGES, R. M. E.
LIMA, M. A. C. de
GONCALVES, N. P. da S.
LOURA, E. S. A.
ALENCAR, O. G. de
LANDIM, C. S.
SILVA, U. A. da
NUNES, E. D.
AMARIZ, A.
PASSOS, M. C. L. M.
Additional Information: RITA MERCIA ESTIGARRIBIA BORGES, CPATSA; MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA, CPATSA; NADJA POLLYANNA DA SILVA GONCALVES, CPATSA; ÉRIKA SILVA AMORIM LOURA; OZANA GRANJA DE ALENCAR; CLAUDINEIDE SILVA LANDIM; UYARA ALVES DA SILVA; EDNA DEODATO NUNES; ANDRÉIA AMARIZ; MIRTES CHRISTIANE LEAL MENEZES PASSOS.
Title: Recursos genéticos de abóbora: caracterização morfoagronômica e incremento do valor nutricional.
Publisher: In: REUNIÃO DE BIOFORTIFICAÇÃO NO BRASIL, 4., 2011. Teresina. Palestras e resumos... Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos; Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2011.
Language: pt_BR
Keywords: Carotenóides
Recursos genéticos
Descritores
Cucurbitácea
Caracterização agronômica
Caracterização nutricional
Acesso.
Description: A deficiência de vitamina A é um problema de saúde pública e a Região Nordeste é a mais atingida no país, principalmente a população rural. Para combatê-la são indicadas fontes alimentares reconhecidamente ricas em substâncias precursoras dessa vitamina, a exemplo dos carotenóides encontrados em hortaliças como a abóbora (Cucurbita moschata L.). Com o compromisso de contribuir para a redução do problema nas comunidades rurais no semiárido, a Embrapa Semiárido tem realizado estudos para a identificação de fontes ricas em carotenóides. O objetivo do presente trabalho é descrever os principais resultados obtidos com a caracterização de acessos de abóbora para características morfoagronômicas e nutricionais. Foram caracterizados 72 acessos de C. moschata do Banco Ativo de Germoplasma de Cucurbitáceas da Embrapa Semiárido, coletados em seis estados do Nordeste. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso com três repetições, avaliando-se caracteres qualitativos e quantitativos para frutos. Os resultados evidenciaram variabilidade entre os acessos. Quatorze acessos apresentaram altos teores de carotenóides e serão utilizados na obtenção de linhagens, visando o desenvolvimento de variedades ricas em carotenóides, com ênfase em ?-caroteno.
Thesagro: Abóbora
Cucúrbita Moschata.
Data Created: 2011-11-04
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rita2011.pdf228,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace