Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/905163
Título: Desempenho de consórcios forrageiros de estação fria com espécies leguminosas em diferentes anos de cultivo.
Autoria: SILVA, G. M. da
BORTOLIN, F.
BERNARDI, D.
WENNINGKAMP, D.
BERGOLI, L. M. G.
JUSWIAK, P.
MAIXNER, A. R.
SARTORI, C. O.
Afiliação: GUSTAVO MARTINS DA SILVA, CPPSUL; Felipe Bortolin; Diego Bernardi, Aluno de Graduação do Curso de Agronomia/UNIJUÍ e bolsista PIBIC/CNPq.; Douglas Wenningkamp, Aluno de Graduação do Curso de Agronomia/UNIJUÍ e bolsista PIBIC/CNPq.; Luis Michel Goulart Bergoli, Aluno de Graduação do Curso de Agronomia/UNIJUÍ e bolsista PIBIC/CNPq.; Patrícia Juswiak, Aluna de Graduação do Curso de Agronomia/UNIJUÍ e bolsista CNPq; Adriano Rudi Maixner, Professor do Departamento de Estudos Agrários/UNIJUÍ. Mestre em Zootecnia.; Cesar Oneide Sartori, Engenheiro Agrônomo, Chefe do IRDeR/DEAg/UNIJUÍ.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 21., 2011, Maceió. Inovações tecnólogicas e mercado consumidor: [anais...]. Brasília, DF: Associação Brasileira de Zootecnistas, 2011.
Conteúdo: A fixação biológica de nitrogênio e os benefícios que podem acarretar desta capacidade atestam a importância do uso de Leguminosas forrageiras na produção animal a pasto. O objetivo foi avaliar a produção de consórcios forrageiros com leguminosas de estação fria no 1° a 3° anos de cultivo. Os tratamentos constituíram os consórcios de aveia preta + azevém com cornichão e trevos. As unidades amostrais foram piquetes de 450 m² pastejados por vacas em lactação. Foram avaliadas a produção de matéria seca total e de lâminas foliares dos consórcios e das leguminosas, acumuladas durante o período experimental. Não foi verificada diferença significativa na produção de matéria seca total e de lâminas foliares dos consórcios, mas é evidente a contribuição do trevo branco na produção de lâminas foliares dos consórcios, especialmente após sua perenização. Foi verificada diferença significativa na produção de matéria seca total e de lâminas foliares das leguminosas nos anos de cultivo, com superioridade para as áreas de 3° ano, o que evidencia a importância do manejo objetivo ao estabelecimento e à perenização destas forrageiras para desempenhos superiores. A produção de matéria seca total e de lâminas foliares das leguminosas é superior no 3° ano de cultivo em relação ao 1° ano e pastagens compostas por trevo branco se destacam pela maior produção de lâminas foliares.
Thesagro: Lotus Corniculatus
Trifolium Vesiculosum
Trifolium Pratense
Trifolium Repens
Palavras-chave: Consórcios forrageiros
Perenização
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSUL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FOR118.pdf266,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace