Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/908270
Título: Efeito do tipo de incisão sobre a dominância apical em ápices caulinares em duas cultivares de bananeira ( (Musa sp.).
Autor: CARVALHO, A. C. P. P. de
COSTA, A. M. G.
SANTOS, M. R. A. dos
Afiliación: ANA CRISTINA PORTUGAL P DE CARVALHO, CNPAT; ALEXANDRA MARIA GOMES COSTA; MAURICIO REGINALDO ALVES DOS SANTOS, CPAF-RO.
Año: 2006
Referencia: Plant Cell Culture Micropropagation, Lavras, v. 2, n. 1, p. 48-52, 2006.
Descripción: Avaliaram-se três tipos de incisão em ápices caulinares de bananeira (Musa sp.) in vitro, nas cultivares Pacovan e Maçã, sobre a dominância apical, no processo de estabelecimento da cultura: ápice inteiro (T1), incisão longitudinal, sem seccionamento (T2) e incisão longitudinal, com seccionamento do ápice em duas metades (T3). Após dez dias em meio MS suplementado com BAP (11,1 ìM), observou-se o número de gemas axilares obtidas a partir de cada explante. Os valores obtidos, para a cultivar Pacovan, em T1 (3,80) e T2 (3,70) foram equivalentes entre si e superiores ao obtido em T3 (2,85). Para Maçã, os valores registrados em T1 (4,08) e T2 (4,38) também foram equivalentes entre si, mas inferiores ao obtido em T3 (6,21). Recomenda-se a utilização de ápices caulinares inteiros e o seu seccionamento em duas metades, para as cultivares Pacovan e Maçã, respectivamente, visando a maximizar a obtenção de gemas axilares, aumentando a taxa de multiplicação in vitro.
Thesagro: Fruticultura
Micropropagação
NAL Thesaurus: Musa
Palabras clave: Produção de mudas
Bananeira
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPAF-RO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
mauricio.pdf29.83 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace