Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/910219
Título: Avaliação fisiológica e sanitária de diferentes lotes de sementes de paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber ex Ducke) Barneby) utilizada em SAFs.
Autoria: LEÃO, N. V. M.
BARBOSA, L. V. A.
BENCHIMOL, R. L.
SILVA, C. M. da
FELIPE, S. H. S.
SHIMIZU, E. S. C.
Afiliação: NOEMI VIANNA MARTINS LEAO, CPATU; Lilian Vanessa Araújo Barbosa, BOLSISTA CPATU; RUTH LINDA BENCHIMOL, CPATU; Carina Melo da Silva, UFRA; SERGIO HEITOR SOUSA FELIPE, BOLSISTA CPATU; ELIZABETH SANTOS CORDEIRO SHIMIZU, CPATU.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 8., 2011, Belém, PA. Anais... Belém, PA: SBSAF: Embrapa Amazônia Oriental: UFRA: CEPLAC: EMATER: ICRAF, 2011.
Conteúdo: Entre as espécies que assumem grande interesse para composição de sistemas agroflorestais está o paricá pertencente à família Caesalpiniaceae. O presente trabalho objetivou avaliar as condições fisiológica e sanitária de sementes de paricá, e assim fornecer subsídios para armazenamento e produção de mudas com qualidade. O experimento foi conduzido em germinador sob temperatura constante de 25 °C, utilizando como substrato o papel toalha. As sementes foram submetidas aos tratamentos: com assepsia (1% de NaClO; 3 min) e sem assepsia. Cada tratamento recebeu 25 sementes por repetição, com um total de 100 sementes para os lotes 2008 e 2009. Para determinação dos índices germinativos e avaliações sanitárias, os estudos foram realizados com base nas metodologias das Regras para Análises de Sementes, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento ? MAPA. Os dados absolutos de contagem de germinação foram transformados em percentagem e estes dados, foram transformados em arco seno (x/100)½ para normalização de sua distribuição. As sementes apresentaram grau de umidade de 4,94% e 5,4% para os lotes 2008 e 2009, respectivamente. Os índices germinativos do lote 2008 foram de 86% e 88% para o tratamento com assepsia e sem assepsia, respectivamente. O lote 2009 apresentou índices de germinação superior ao lote 2008, sendo 97% e 98% para o tratamento com e sem assepsia, respectivamente. Com relação a incidência de fungos foi detectada a presença dos gêneros Aspergillus sp. e Penicillium sp. Os fungos interferiram diretamente no processo de germinação e formação das plântulas causando infecção.
Thesagro: Patologia de Semente
Paricá
Palavras-chave: Tecnologia de semente
Notas: Editores técnicos: Roberto Porro, Milton Kanashiro, Maria do Socorro Gonçalves Ferreira, Leila Sobral Sampaio e Gladys Ferreira de Sousa.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AI382.pdf444,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace