Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/912474
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 11-Jan-2012
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MIQUELONI, D. P.
ALVARES, V. de S.
SILVA, S. F. da
FELISBERTO, F. A. V.
Informaçães Adicionais: DANIELA POPIM MIQUELONI, CNPq; VIRGINIA DE SOUZA ALVARES, CPAF-AC; SILVANA FRAGA DA SILVA, UFAC; FRANCISCO ALVARO VIANA FELISBERTO, CPAF-AC.
Título: Estudo físico-químico da farinha de mandioca por análise de componentes principais.
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 14.; FEIRA BRASILEIRA DA MANDIOCA, 1., 2011, Maceió. Mandioca: fonte de alimento e energia: anais. Maceió: ABAM: SBM, 2011.
Páginas: 5 p.
Idioma: pt_BR
Notas: Categoria Processamento e agroindústria: resumo 163
Palavras-chave: Farinha de mandioca
Qualidade físico-química
Vale do Juruá (AC)
Acre
Conteúdo: O Território da cidadania do Vale do Juruá (TCVJ), no Acre, composto por cinco municípios: Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves (MDA, 2011), é extremamente conhecido no Estado por sua produção de farinha de mandioca. A farinha é um alimento de alto valor energético, rico em amido e fibras, além de minerais como potássio, cálcio, fósforo, sódio e ferro (DIAS; LEONEL, 2006), baixo teor de proteína e elevado teor de carboidratos (FERREIRA NETO et al., 2003). Dessa forma, a determinação da qualidade físico-química da farinha do estado é indispensável, principalmente devido ao seu amplo consumo e processamento tipicamente artesanal. A análise de componentes principais se mostra como uma boa ferramenta para tal, reduzindo as dimensões dos conjuntos de dados e mantendo a maior variação original possível das variáveis (HAIR, et al. 2005), oferecendo uma análise otimizada e eficiente. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar quais características físico-químicas que mais influenciam na qualidade da farinha de mandioca produzida no Território da Cidadania do Vale do Juruá, Acre, por meio da análise de componentes principais.
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
24097.PDF78,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace