Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/915306
Título: Biogeografia e conservação de espécies silvestres de Manihot Mill. (Euphorbiaceae) na região Semiárida do Estado da Bahia.
Autor: MARTINS, M. L. L.
CARVALHO, P. C. L. de
LEDO, C. A. da S.
SILVEIRA, T. C. da
TAVARES FILHO, L. F. de Q.
Afiliación: MÁRCIO LACERDA LOPES MARTINS, UFRB; PAULO CEZAR LEMOS DE CARVALHO, UFRB; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; THAMYRES CARDOSO DA SILVEIRA, UFRB; LEÔNIDAS FRANCISCO DE QUEIROZ TAVARES FILHO, UFRB.
Año: 2011
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 14.; FEIRA BRASILEIRA DA MANDIOCA, 1., 2011, Maceió. Mandioca: fonte de alimento e energia: anais. Maceió: ABAM: SBM, 2011.
Descripción: O gênero Manihot é carente de estudos sobre sua taxonomia, biogeografia e conservação. Apesar de sua ocorrência restrita à região neotropical (Rogers & Appan, 1973), sua grande diversidade nos ambientes naturais brasileiros (Nassar et al., 2008) e sua importância econômica e social para os países do terceiro mundo, poucos são os estudos que visam contribuir para o conhecimento de suas espécies silvestres. O entendimento da biologia e da distribuição destas espécies pode fornecer informações importantes para o melhoramento da mandioca (M. esculenta Crantz) ao mesmo tempo em que pode apontar para a necessidade de medidas que atentem para sua preservação. A Embrapa Mandioca e Fruticultura mantém um banco ativo de germoplasma de Manihot que conta com cerca de 20 espécies silvestres oriundas do cerrado, caatinga e mata atlântica (Alves et al., 2010). Apesar de representativa, essa coleção ainda pode ser considerada pequena se comparada às 77 espécies registradas para o Brasil (Cordeiro & Secco, 2010), muitas delas potencialmente ameaçadas de extinção (IUCN 1997).
Thesagro: Mandioca
Palabras clave: Manihot Mill
Melhoramento genético
Notas: Melhoramento genético. Resumo n. 137
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
BIOGEOGRAFIAECONSERVACAOResumon.137Marcioposter.pdf137.66 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace