Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/922166
Título: Efeito da Azadiractina sobre Chaetosiphon fragaefolli (Cockerell, 1901) (Hemiptera: Aphididae) na cultura do morangueiro.
Autor: BERNARDI, D.
GARCIA, M. S.
BOTTON, M.
CUNHA, U. S.
Afiliación: DANIEL BERNARDI, ESALQ/USP; MAURO SILVEIRA GARCIA, UFPEL; MARCOS BOTTON, CNPUV; UEMERSON SILVA DA CUNHA, UFPEL.
Año: 2012
Referencia: Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 34, n. 1, p. 93-101, mar. 2012.
Descripción: O pulgão-verde Chaetosiphon fragaefolli é o principal inseto-praga da cultura do morangueiro. Neste trabalho, foi avaliado o efeito da azadiractina para o controle do inseto em laboratório e casa de vegetação. Os tratamentos avaliados foram a azadiractina (Azamax®, 100; 200 e 300 ml.100L-1) comparado com o tiametoxam (Actara 250 WG®, 10 g.100L-1), lambda-cialotrina (Karate Zeon 50 CS®, 80 ml.100L-1) e uma testemunha (água). Os produtos foram pulverizados sobre plantas de morangueiro da cultivar Aromas infestadas artificialmente em casa de vegetação. A azadiractina foi equivalente a lambda-cialotrina e ao tiametoxam no controle de C. fragaefolii desde que realizada uma segunda pulverização sete dias após a primeira. A persistência biológica dos inseticidas lambda-cialotrina e tiametoxam foi superior a 28 dias, com um controle de 75% da população de pulgões, enquanto azadiractina apresentou menor persistência biológica, controlando 70% da população por sete dias.
Thesagro: Fruticultura
Morango
Praga de planta
Pulgão
Controle biológico
Nim
Pulgão Verde
Palabras clave: Azadiractha indica
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPUV)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
pag093101trab08311.pdf572,62 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace