Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/922760
Title: Valor nutritivo, perfil de fermentação e consumo de silagens de milho aditivadas com níveis crescentes de glicerina bruta.
Authors: OLIVEIRA, J. S. e
CARNEIRO, V. F.
LOPES, F. C. F.
LOPES, R. X. P.
DUQUE, A. C. A.
DORNELLAS, R. A. de C.
Affiliation: JACKSON SILVA E OLIVEIRA, CNPGL; VICTOR FERNANDES CARNEIRO, CES-JF; FERNANDO CESAR FERRAZ LOPES, CNPGL; RAUL XAVIER PAES LOPES, CES-JF; ANNA CAROLYNNE ALVIM DUQUE, UFMG; ROSEMEIRE APARECIDA DE C DORNELLAS, CNPGL.
Date Issued: 2011
Citation: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 48., 2011, Belém, PA. O desenvolvimento da produção animal e a responsabilidade frente a novos desafios: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2011.
Pages: 3 p.
Description: O ensaio propõe uma alternativa de uso da glicerina bruta (GB) produzida pela indústria do biodiesel. Forragem de milho contendo cinco níveis de GB (0, 3, 6, 9 e 12% na base do peso verde) foi ensiladas com quatro repetições e após 80 dias foram analisadas as características bromatológicas e os parâmetros fermentativos. Com exceção do tratamento 12%, o consumo das silagens foi avaliado com novilhas. Devido ao elevado teor de matéria seca e às reduzidas concentrações de proteína bruta e das fibras em detergente ácido e neutro na GB, as concentrações desses nutrientes foram proporcionais aos níveis de inclusão da GB. Os níveis de glicerol encontrados foram proporcionais aos de inclusão, mas bem abaixo das quantidades adicionadas, sugerindo sua fermentação parcial durante o processo. A adição de glicerina não prejudicou o consumo de silagem pelos animais. A GB pode ser usada durante a ensilagem do milho em até 9% do peso verde sem prejudicar seu valor nutritivo ou consumo. A GB pode ser usada na ensilagem do milho, mas são necessários estudos para avaliar o destino do glicerol quando ensilado e os reflexos sobre o valor energético da silagem.
NAL Thesaurus: biodiesel
Keywords: Consumo de matéria seca
Glicerol
Novilha
Ruminantes
Sub-produto
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valor-nutritivo-perfil-de-fermentacao-SBZ.pdf163,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace