Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/922770
Título: Dinâmica das infecções intramamárias em rebanhos com baixa e alta prevalência de mastite subclínica.
Autor: HYLARIO, S. M.
VICENTINI, N. M.
LEITE, J. de A.
BRANDAO, H. de M.
SILVA, M. R.
SOUZA, G. N. de
Afiliación: SAMUEL MIGUEL HYLARIO, UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS; NIVEA MARIA VICENTINI, CNPGL; JULIANA DE ALMEIDA LEITE, CNPGL; HUMBERTO DE MELLO BRANDAO, CNPGL; MARCIO ROBERTO SILVA, CNPGL; GUILHERME NUNES DE SOUZA, CNPGL.
Año: 2011
Referencia: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 8., 2011, Juiz de Fora, MG. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2011.
Páginas: p. 41-43.
Descripción: A mastite é a doença que causa maior impacto econômico nos rebanhos leiteiros. O monitoramento contínuo da saúde da glândula mamária é fundamental para auxiliar na tomada de decisão em relação ao controle e prevenção da doença. O trabalho teve o objetivo de avaliar a dinâmica das infecções intramamárias em rebanhos bovinos com baixa e alta prevalência de mastite subclínica por meio da comparação da taxa de novas infecções e infecções crônicas. Vinte rebanhos leiteiros da raça Holandesa foram selecionados para participar deste estudo. Os rebanhos foram classificados em dois grupos com 10 rebanhos em cada grupo. O grupo classificado com baixa prevalência de mastite subclínica, com contagem de células somáticas (CCS) inferior a 250.000 células/mL e o outro com alta prevalência de mastite subclínica apresentou CCS maior que 750.000 células/mL. A prevalência de mastite subclínica foi diferente estatisticamente (P<0,001) entre os grupos formados. A taxa de novas infecções e infecções crônicas foram maior no grupo com alta prevalência de mastite subclínica. Os resultados mostraram que a probabilidade de uma nova infecção tornar-se uma infecção crônica é maior no grupo com alta prevalência de mastite subclínica. O sistema de monitoramento da saúde da glândula por meio da CCS de animais é fundamental para avaliar a dinâmica da glândula mamária nos rebanhos leiteiros e auxiliar na tomada de decisão em termos de adoção de medidas de controle e prevenção da mastite.
Palabras clave: Mastite subclínica
Monitoramento da saúde do úbere
Novas infecções
Infecções crônicas
Citación: (Embrapa Gado de Leite. Documentos, 151). Biblioteca(s): Embrapa Gado de Leite.
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Dinamica-das-infeccoes-intramamarias-em-rebanhos.pdf144.48 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace