Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/933302
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Monitoramento por Satélite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 10-Set-2012
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SAIRAIVA, L. P.
FURTADO, A. L. dos S.
CONCEIÇÃO, A. F.
JESUS, N. DE
Informaçães Adicionais: LEANDRO P. SAIRAIVA, BOLSISTA CNPM; ANDRE LUIZ DOS SANTOS FURTADO, CNPM; ADRIANA FATINATI CONCEIÇÃO, BOLSISTA CNPM; NILTON DE JESUS, BOLSISTA CNPM.
Título: Caracterização temporal do município de Campinas usando NDVI, NDBI e temperatura da superfície.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 6., 2012. Jaguariúna, SP. Anais... Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2012.
Páginas: 10 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Sensoriamento remoto
Landsat 5 TM
Conteúdo: Este estudo tem por objetivo investigar, com o apoio de técnicas de sensoriamento remoto e com base na organização das UTBs (Unidades Territoriais Básicas) do Município de Campinas, as relações entre a temperatura da superfície (TS), o NDVI (índice da diferença normalizada da vegetação) e o NDBI (índice normalizado de diferença de construção) utilizando imagens Landsat 5 TM. As imagens do satélite Landsat 5 foram obtidas em agosto de 1996, 2003 e 2011. Considerando os três anos analisados, o NDVI médio do município aumentou significativamente de 0,18 em 1996 para 0,32 em 2003. Verificou-se redução significativa no valor médio do NDBI, que representou alteração acentuada no uso e na cobertura do solo entre 1996 e 2003 ou 2011. Os resultados identificaram uma relação negativa entre o NDVI e a temperatura da superfície e uma relação positiva entre o NDBI e a temperatura da superfície. Concomitantemente, demonstraram um padrão de ocupação do solo no sentido sul e noroeste do Município de Campinas.
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RE12504.pdf533,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace